The Infrathin: The Potentiation Of A Relational Field
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12242019056Keywords:
art, design, infrathinAbstract
Marcel Duchamp’s conception of the infrathin provides a vast field of research. It is a fertile ground for propositions about aesthetics, a poetics and a politics in the field of contemporary design and art. Duchamp describes the infrathin as a quality of the sensitive that is in the between, and it is a relational field full of possibilities. Sensitive experiences reorganize the existence to invent a singular’s perception. This study presents an articulation between infrathin’s concept and some design’s projects. Considering the projects and the qualities of our experienceable perception, this study proposes a reflection on how the association between infrathin and design can leverage our creative processes, our being, and living in the world.
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“O Infra-mince é um enunciado de Marcel Duchamp sobre um conjunto de notas evocando aspectos sensoriais e envolvendo percepções da ordem do sensível, da sensação, da linguagem e da complexidade dos jogos de palavra” (Franca-Huchet, 2015, p. 41)
"Na verdade, a observação do campo das “pequenas percepções” ampliava os acontecimentos da maneira surpreendente: convertendo as micro em macropercepções como uma lente, a percepção do objeto modificava-se ao ponto de exigir uma descrição diferente. Da mesma forma que Fernando Pessoa aumentando a escala das “sensações mínimas”, se dava os instrumentos necessários à análise e à elaboração da expressão poética, assim o pintor, o músico, o escultor trabalham constantemente com pequenas percepções". (Gil, 2005, p. 11)
"A arte não consiste mais, aqui, em compor uma ‘mensagem’, mas em maquinar um dispositivo que permita à parte ainda muda da criatividade cósmica fazer ouvir seu próprio canto. Um novo tipo de artista aparece, que não conta mais história. É um arquiteto de espaço dos acontecimentos, um engenheiro de mundos para bilhões de histórias por vir. Ele esculpe o virtual". (Lévy, 2001, p. 147)
"Nota 6 – A alegoria (geralmente) é uma aplicação do infra-mince
Nota 7 – Similitude / similaridade
O mesmo (fabricado em série)
aproximação prática da similaridade
No tempo um mesmo objeto não é o mesmo em 1 segundo de intervalo
Qual relação com o princípio de identidade?
Nota 18 – A diferença (dimensional) entre 2 objetos feitos em série [saídos do mesmo molde] é um infra mince quando o máximo (?) de precisão é obtido". (Duchamp, 1999)
FRANCA-HUCHET, Patrícia. Infra-mince ou um murmúrio secreto. Art Research Journal. ARJ. Brasil: V. 2, n. 2 , p. 40-59 , jul. / dez. 2015. Disponível em:
http://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/download/7297/5737 Acesso em 20/03/2014.
GIL, José. A imagem nua e as pequenas percepções. 2a edição. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.
DUCHAMP, Marcel. Notes. Paris: Flammarion, 1999.
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