Cartelas De Cores: Uma Proposta Metodológica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x13272020074Palavras-chave:
design de moda, cartela de cores, metodologia projetualResumo
O presente artigo tem por objetivo propor uma metodologia de criação de cartelas de cores a partir da identificação das etapas de projeto. A proposta consiste em estabelecer a cartela como uma síntese da relação de variáveis que direcionam a seleção de cores por meio de critérios objetivos. A metodologia se apoia no diagrama do funil de decisões apresentado Baxter e demarca 3 etapas específicas: marca, tendências e tema-moodboard. As etapas são contextualizadas nas fases de pesquisa e geração de ideias e detalhadas de acordo com a prática de criação de cartelas de cores para o desenvolvimento de produtos.
Downloads
Referências
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011.
BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. 2. ed São Paulo: Ed. Senac, 2007.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. 2. reimp. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.
CIETTA, Enrico. A revolução do fast-fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
EVANS, Caroline. O espetáculo Encantado. Fashion Theory, v. 1, n. 2, p. 31-70, jun. 2002.
FÁBULA. 2018. Disponível em: < https://www.afabula.com.br/>. Acesso em: 17 nov. 2018.
FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FRASER, Tom; BANKS, Adam. O essencial da cor no design. São Paulo: Ed. Senac, 2011.
FRINGS, Gini Stephens. Moda: do conceito ao consumidor. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
GARCIA, Clarice. Color forecasting: as previsões de tendências de cores na moda. Brasília: SENAC, 2018.
ITTEN, Johannes. The art of color: the subjective experience and objective rationale of color. New York: John Wiley & Sons, 2004.
KING, J. A.. Colour in fashion design. In.: Colour Design: Theories and Applications. Woodhead Publishing, 2017, p. 299-315. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/B978-0-08-101270-3.00013-8>. Acesso em: 25 mai. 2019.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. 8ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MICHETTI, Miqueli. Moda brasileira e mundialização. São Paulo: Annablume, 2015.
PANTONE. 2019. Disponível em: <https://www.pantone.com/color-intelligence/color-of-the-year/color-of-the-year-2019-palette-exploration>. Acesso em: 25 mai. 2019.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: SENAC, 2009.
PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Nacional, 2003.
PINTEREST. 2019. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/634866878693900939>. Acesso em: 25 mai. 2019.
SANCHES, Maria Celeste de F.. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. São Paulo: Estações das Letras e Cores, 2017.
SAYEG, Carla Marcondes; DIX, Luis Tadeu. Gerência de Produtos de Moda. Rio de Janeiro: SENAC, 2015.
STANSFIELD, Jill; WHITFIELD, T. W. Allan. Can future colour trends be predicted on the basis of past colour trends?: An empirical investigation. COLOR Research and application, v. 30, n. 3, p. 235-242, jun. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/col.20110>. Acesso em: 25 mai. 2019.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
TREPTOW, Doris Elisa. Inventando moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Do autor, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 JOAO DALLA ROSA JUNIOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.