A imagem de Carmen Miranda como representação da brasilidade: questionamentos e interpretações a partir de seus filmes na Boa Vizinhança
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x13272020257Palavras-chave:
Carmen Miranda, Política da Boa Vizinhança, ImagemResumo
Resumo: O artigo discorre sobre as origens da construção da imagem de Carmen Miranda como a baiana estilizada, enquanto uma personagem que se tornou representativa do Brasil e também da América Latina. Sustenta-se na análise dos primeiros filmes de Carmen Miranda nos Estados Unidos, produzidos pela Twentieth Century Fox no contexto da Política da Boa Vizinhança, a fim de discutir os sentidos subjacentes à imagem que se delineou naquele contexto e se perpetua na contemporaneidade. Espera-se que a abordagem proposta estimule novas reflexões e questionamentos sobre as apropriações da imagem de Carmen Miranda, as quais continuam sendo frequentes quando se tem a intenção de buscar símbolos para representar o Brasil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Roberto de. As relações do Brasil com os Estados Unidos em perspectiva histórica. In:_______; BARBOSA, Rubens Antônio (organizadores). Relações Brasil-Estados Unidos: assimetrias e convergências. São Paulo: Saraiva, 2006.
ALTMAN, Rick. The American film musical. Bloomington, Indiana: Ed. Indiana University Press, 1989.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Trad. Maria Lúcia Pereira. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia 1. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2010.
DINIZ, Anna Carolina Paiva. Centros e Margens na produção audiovisual das décadas de 1930 e 1940: regionalidades nas performances de Carmen Miranda. Aurora: revista de arte, mídia e política. São Paulo, v.5, n.15, p.149-172, out. 2012-jan. 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Hollywood Musicals and the Invention of Rio de Janeiro, 1933-1953. Cinema Journal, University of Texas Press, v.41, n. 4, p. 52-67, verão 2002.
GARCIA, Tânia da Costa. O “it verde e amarelo” de Carmen Miranda (1930-1946). São Paulo: Annablume; Fapesc, 2004.
JAMESON, Fredric. Third-World Literature in the Era of Multinational Capitalism. Social Text, Duke University Press, n. 15, 1986. p.65-88. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/466493>. Acesso em: 21 jun.2013.
LEV, Peter. Twentieth Century-Fox: The Zanuck-Skouras Years, 1935–1965. Austin: University of Texas Press, 2013.
MACEDO, Káritha Bernardo de. Carmen Miranda em Hollywood: filmes para uma boa vizinhança. 244 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Mestrado em História, Florianópolis, 2014. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e46.pdf . Acesso em: 28 out. 2019.
MELGOSA, Adrián Pérez. Cinema and Inter-American Relations: tracking transnational affect. Nova York: Routledge, 2012.
MENDONÇA, Ana Rita. Carmen Miranda foi a Washington. Rio de Janeiro: Record, 1999.
OVALLE, Priscilla Peña. Shake your assets: dance and the performance of Latina sexuality in Hollywood film. 2006. Tese (Doctor of Philosophy - Cinema). University of Southern California, Los Angeles, 2006.
SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Dois paradigmas da teoria antropológica. In: _________. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 61- 127.
SGURA, Giampaolo; RUSSO, Anna Dello. Carmen Miranda Reloaded. Vogue Brasil, São Paulo, Edições Globo Condé Nast, n.414, fev. 2013.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturismo e representação. São Paulo: Cosac & Naify 2006.
SOUZA, Edilson Fernandes de. Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções. Recife: Editora Universitária UPFE, 2005.
TOTA, Antônio Pedro. O Imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
VALIM, Alexandre Busko. Cinema, propaganda e integração hemisférica: os filmes do Office of Interamerican Affairs. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.
XING, Jung. Cinematic Asian Representation in Hollywood. In: FRIEDMAN, Jonathan C. (org.). Performing difference; representations of 'the Other' in film and theatre. EUA, Lanham, Maryland: University Press of America, 2009.
Filmografia
ACONTECEU EM HAVANA (WEEK-END IN HAVANA). Diretor: Walter Lang, Produtor: William Le Baron. EUA. Produção: Twentieth Century Fox (colorido), 1941. DVD, 81 min, son.
ENTRE A LOURA E A MORENA (THE GANG'S ALL HERE). Diretor: Busby Berkeley. Produtor: William Le Baron. EUA. Produção: Twentieth Century Fox (colorido), 1942. DVD, 103 min, son.
SERENATA TROPICAL (DOWN ARGENTINE WAY). Diretor: Irving Cummings, Produtor: Darryl F. Zanuck. EUA. Produção: Twentieth Century Fox (colorido), 1940 (2008). DVD, 88 min, son. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2w0LCZzi5W4 >.
UMA NOITE NO RIO. (THAT NIGHT IN RIO). Diretor: Irving Cummings. Produtor: Fred Kohlmar. EUA. Produção: Twentieth Century Fox (colorido), 1941 (2010). DVD, 90 min, son.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Káritha Bernardo de Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.