Feminilidades e relações intertextuais: uma experiência de leitura de imagens a partir da revista Vogue US
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x16382023289Palavras-chave:
leitura de imagens, intertextualidade, VogueResumo
O presente artigo é um relato de uma experiência pedagógica não formal, que propôs a leitura de três imagens a um grupo de 5 pessoas de gêneros e idades diversas. As imagens analisadas foram escolhidas por remeteram à capa da Revista Vogue US com Beyoncé, na edição de setembro de 2018. A intenção foi investigar se é possível promover uma discussão sobre imagens de moda e uma ampliação da percepção sobre a cultura visual, por meio do exercício da leitura de imagens. A proposta foi sistematizada em três momentos pedagógicos e a leitura de imagens baseou-se em Oliveira (2006). Como resultado, notou-se um aprofundamento no olhar dos participantes e a abertura de discussões significativas sobre modelos de feminilidade e relações intertextuais em torno da temática das representações das baianas.
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Referências
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