A lua é a luminária do céu: relação entre criança e natureza na Educação Infantil
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723825572024109Mots-clés :
criança, natureza, mundo imediatoRésumé
Este trabalho, realizado em uma escola municipal da cidade de Miracema/RJ, com crianças de cinco anos do Pré-Escolar I, no ano de 2022, parte de uma investigação no cotidiano escolar da Educação Infantil em que buscamos discutir a relação entre criança e natureza. No decorrer da pesquisa, fomos presenteadas com desenhos feitos pelas crianças, em retalhos de papéis, à moda barrosiana. A discussão teórica é inspirada em Paulo Freire e o mundo imediato que circunda o percurso diário das crianças; em Manoel de Barros, que tem em Bernardo a sensibilização do olhar que vê as miudezas do viver e desloca esse olhar a transver as possibilidades que constitui a imaginação criativa; e em Léa Tiriba, que discute os conceitos de criança e natureza, trazendo o brincar como linguagem da criança. Como recorte metodológico, utilizamos a pesquisa etnográfica.
Téléchargements
Références
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.
BARROS, Manoel de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2015.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 01, 05 out. 1988.
BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe Sobre a Educação Ambiental, Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e Dá Outras Providências. Diário Oficial da União, p. 01, Brasília, 28 abr. 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 1, 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, p. 48, 31 maio 2012a.
BRASIL. Resolução nº 2, 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, p. xx, 18 jun. 2012b.
BRASIL. Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, p. xx, 25 jun. 2012c.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC, SEB, 2010.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 10. ed. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2012.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia; escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA. A desbiografia oficial de Manoel de Barros. Produzido por Artezanato Eletrônico. 2008. 1 vídeo. Disponível http://www.sodez.com.br/. Acesso em: Agosto 2023.
TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. In: Anais do I SEMINÁRIO NACIONAL: Currículo em Movimento: perspectivas atuais, v. 1, 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. [S. l.]: FFCLRP-USP; ISE Vera Cruz, 2010. p. 6.
TIRIBA, Léa; PROFICE, Christiana. O direito humano à interação com a natureza. In: SILVA, Aida; TIRIBA, Lea (org.). Direito ao ambiente como direito à vida: desafios para a educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2014. p. 47-77.
VECCHI, Vea. I linguaggi poetici come contrapposizione alla violenza. In: REGGIO CHILDREN (org.). Bambini arte artisti. Reggio Emilia: Reggio Children, 2007. p. 138-139.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.