A produção de vídeos no ensino de educação ambiental: uma análise de artigos publicados no Brasil (2013 a 2022)
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723825572024144Mots-clés :
vídeos digitais, tecnologias digitais, ambiente educacional, meio ambienteRésumé
O objetivo deste estudo foi evidenciar em quais elementos os artigos científicos brasileiros sobre produção de vídeos (por alunos), no ensino de Educação Ambiental, se aproximam e se distanciam. Para a revisão bibliográfica, utilizaram-se documentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), além de autores que tratam do tema da pesquisa. A metodologia foi do tipo metassíntese qualitativa, baseada em seis etapas apresentadas por Matheus (2009). Para a busca de dados, foram empregadas as plataformas Scielo e Google Acadêmico, aplicando-se dois descritores: “vídeos digitais” AND “educação ambiental” e “produção de vídeos” AND "ensino" AND “educação ambiental”. O período analisado foi de 2013 a 2022 (10 anos). Os trabalhos evidenciaram que a produção de vídeos integrada à Educação Ambiental colaborou de forma muito positiva com a conscientização de questões como conservação, preservação e sustentabilidade, auxiliando na formação de cidadãos críticos, incluindo sua responsabilidade enquanto sujeitos sociais.
Téléchargements
Références
ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Educação do campo e educação ambiental: interconexões possíveis para a construção de um ensino crítico e transformador. Debates em Educação, [s. l.], v. 9, n. 18, p. 87-97, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2418. Acesso em: 30 nov. 2022.
ANTUNES, Adriana; OLIVEIRA, Mayara; DUTRA, Minéia Fabiano. Educação ambiental e novas tecnologias: o uso de vídeos em sala de aula para sensibilização da comunidade escolar. Enciclopedia Biosfera, [s. l.], v. 6, n. 10, p. 01-12, 2010. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4645. Acesso em: 30 nov. 2022.
ARRUDA, Juliana; CASTRO FILHO, José Aires de C; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho Castro; HITZSCHKY, Rayssa; BEZERRA, Ellen. Atividades interativas com o uso de tecnologias digitais como mediadoras da aprendizagem no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 24, 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 440-450. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.440. Acesso em: 27. nov. 2022.
BONZANINI, Taitiâny Kárita; NUNES, Alessandra Barbarrosa. O uso de vídeos em trabalhos com educação ambiental na educação básica. Revista Científica Galego-lusófona de Educación Smbiental, [s. l.], v. 2, n. 20, p. 1309-1409, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6138270. Acesso em: 30 nov. 2022.
BORBA, Marcelo de Carvalho; OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso de vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT), Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 391-423. 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434. Acesso em: 3 dez. 2022.
BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. A abordagem da educação ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, p. 185-203. 2018. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5526. Acesso em: 30 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. 595 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília, DF: MEC/SEB/DICEI, 2013. 562 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. 128p.
CAMPOS, Carlos Roberto Pires; GONÇALVES, Mariana Aguiar Correia Lima. Vamos ao manguezal? Produção de um vídeo-documentário para a conscientização da comunidade escolar sobre a preservação da biodiversidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA, [s. l.], v. 37, n. 3, p. 283-304, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11343. Acesso em: 27 nov. 2022.
CONTE, Giulia; SALEK, Julia Faria; MATSUGUMA, Karina Yuki; VIEIRA, Tainara Kelly Leite; FARIA, Victor Teixeira. A relação entre a utilização dos vídeos digitais e as diversas experiências no ambiente educacional. Revista InovaEduc, Campinas, n. 6, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15322. Acesso em: 4 dez. 2022.
COOPER, Aline de Fátima Santos Camara; ANJOS, Maylta Brandão dos. Sequência didática como produto educacional: em foco os recursos audiovisuais e a educação ambiental crítica. Revista de Educação Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 236-245, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5173/3308. Acesso em: 27. nov. 2022.
COSTA, Samuel; PIRES, Larissa do Nascimento; SILVA, Taynara Martins. Possibilidades de incorporação de questões ambientais nas aulas de física do ensino básico. Revista Técnico-Científica do IFSC, Florianópolis, v. 2, n. 9, p. 32-39, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/2559. Acesso em: 27. nov. 2022.
FINFGELD, Deborah L. Metasynthesis: the state of the art -- so far. Qualitative Health Research, [s. l.], v. 13, n. 7, p. 893-904, 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14502956/. Acesso em: 03 dez. 2022.
FRANÇA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa Furlan; SANTOS, Renata Oiveira dos. As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas: possibilidades de luta e resistência. Educação Temática Digital – ETD, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 645-661, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8654687. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654687. Acesso em: 1 dez. 2022.
FUJIOKA, Bárbara Mitsuko Zukeram; CRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da; OLIVEIRA, Edilson Moreira. A educação ambiental apresentada na BNCC e no PCN: uma breve análise. Cadernos de Educação, São Paulo, v. 20, n. 40, p. 147-166, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/1036266. Acesso em: 1 dez. 2022.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUEDES, Francisca Araujo Costa. O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a Educação Ambiental. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) – Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/43259. Acesso em: 30 nov. 2022.
KARAT, Marinilde Tadeu; GIRALDI, Patrícia Montanari; CASSIANI, Suzani. Autoria em discursos sobre resíduos sólidos em dois audiovisuais produzidos por estudantes de ensino médio. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital – Commons, Cádiz, v. 9, n. 1, p. 89-118, jan./jun. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.25267/COMMONS.2020.v9.i1.4. Acesso em: 27 nov. 2022.
MATHEUS, Maria Clara Cassuli. Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 22, p. 543-545, 2009. Número especial. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4802. Acesso em: 3 dez. 2022.
MELO, Gleidson André Pereira de.; CAVALCANTE, Letícia Barbosa da Silva; ALENCAR, Beatriz Aparecida. Educomunicação socioambiental: resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e a produção da informação em um curso técnico do IFMS. Revista Brasileira de Educação Ambiental – RevBEA, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 289-302, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12740. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12740. Acesso em: 27 nov. 2022.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MOURA, Jeani Delgado Paschoal; PASCHOAL, Wilson Aparecido. Percepção e conscientização do ambiente escolar através de fotografias e produção documental. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-10, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609. Acesso em: 27 nov. 2022.
ROCHA, Marcelo Borges; FREIRE, Eduardo; COSTA, Pedro Miguel Marques da. Produção de documentários socioambientais: contribuições para a formação de estudantes do ensino superior. Tecnologias na Educação, [s. l.], ano 10, n. 25, jul. 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano10-numerovol25/. Acesso em: 27 nov. 2022.
SANTOS, Hercules Pimenta. O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo. Debates em Educação, [s. l.], v. 11, n. 24, p. 245-258, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7030. Acesso em: 1 dez. 2022.
SCHWARZ, Betje; CLAROS-SALINAS, Dolores; STREIBELT, Marco. Meta-synthesis of qualitative research on facilitators and barriers of return to work after stroke. Journal of Occupational Rehabilitation, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 28-44, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28536888/. Acesso em: 3 dez. 2022.
SILVA, Barbara Aparecida Nunes; ROCHA, Marcelo Borges. Produção de documentário socioambiental: contribuições na formação discente do curso técnico em controle ambiental. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 35, n. 112, p. 239-258, 2020. DOI: 10.21527/2179-1309.2020.112.239-258. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10155. Acesso em: 27 nov. 2022.
SQUARCINI, Camila Fabiana; ROCHA, Saulo Vasconcelos; SANTOS, Hugo Evangelista dos. Metassíntese e metanálise: limites e possibilidades de encontro na educação física. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 24, n. 3, p. 179-185, 2020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/7654/4017. Acesso em: 3 dez. 2022.
ZAMPIERON, Sônia Lúcia Modesto; RICARDINO, Luciana Grilo. Educomunicação como subsídio ao resgate cultural da população de São Roque de Minas – MG. Atos de Pesquisa em Educação, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 209-225, abr. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7345. Acesso em: 27 nov. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.