Producción de video en la enseñanza de educación ambiental: un análisis de artículos publicados en Brasil (2013 a 2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825572024144

Palabras clave:

vídeos digitales, tecnologías digitales, ambiente educativo, medio ambiente

Resumen

El objetivo de este estudio fue mostrar en qué elementos los artículos científicos brasileños, sobre la producción de videos (por estudiantes) en la enseñanza de la Educación Ambiental, se acercan y distancian. Para la revisión bibliográfica se utilizaron documentos normativos como las Directrices Curriculares Nacionales (BRASIL, 2013) y la Base Curricular Común Nacional (BRASIL, 2018), además de autores que abordan el tema de investigación. La metodología fue una metasíntesis cualitativa basada en seis pasos presentados por Matheus (2009). Para la búsqueda de datos se utilizaron las plataformas Scielo y Google Scholar, aplicando dos descriptores: “videos digitales” AND “educación ambiental” y “producción de video” AND “enseñanza” AND “educación ambiental”. El período analizado fue de 2013 a 2022 (10 años). Los trabajos demostraron que la producción de videos integrada con la Educación Ambiental contribuyó muy positivamente a sensibilizar sobre temas como conservación, preservación y sostenibilidad, contribuyendo a la formación de ciudadanos críticos, incluyendo suresponsabilidad como sujeto social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas (2016) e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), pólo UFMT-Cuiabá.

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional. Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT.  Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de pós graduação da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática de do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões - URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente desenvolve pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais/GEPETD- UNEMAT. 

Citas

ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues; MELO, Lana Cristina Barbosa de; SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos. Educação do campo e educação ambiental: interconexões possíveis para a construção de um ensino crítico e transformador. Debates em Educação, [s. l.], v. 9, n. 18, p. 87-97, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2418. Acesso em: 30 nov. 2022.

ANTUNES, Adriana; OLIVEIRA, Mayara; DUTRA, Minéia Fabiano. Educação ambiental e novas tecnologias: o uso de vídeos em sala de aula para sensibilização da comunidade escolar. Enciclopedia Biosfera, [s. l.], v. 6, n. 10, p. 01-12, 2010. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4645. Acesso em: 30 nov. 2022.

ARRUDA, Juliana; CASTRO FILHO, José Aires de C; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho Castro; HITZSCHKY, Rayssa; BEZERRA, Ellen. Atividades interativas com o uso de tecnologias digitais como mediadoras da aprendizagem no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 24, 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 440-450. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.440. Acesso em: 27. nov. 2022.

BONZANINI, Taitiâny Kárita; NUNES, Alessandra Barbarrosa. O uso de vídeos em trabalhos com educação ambiental na educação básica. Revista Científica Galego-lusófona de Educación Smbiental, [s. l.], v. 2, n. 20, p. 1309-1409, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6138270. Acesso em: 30 nov. 2022.

BORBA, Marcelo de Carvalho; OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso de vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT), Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 391-423. 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434. Acesso em: 3 dez. 2022.

BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. A abordagem da educação ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, p. 185-203. 2018. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5526. Acesso em: 30 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. 595 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília, DF: MEC/SEB/DICEI, 2013. 562 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. 128p.

CAMPOS, Carlos Roberto Pires; GONÇALVES, Mariana Aguiar Correia Lima. Vamos ao manguezal? Produção de um vídeo-documentário para a conscientização da comunidade escolar sobre a preservação da biodiversidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA, [s. l.], v. 37, n. 3, p. 283-304, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11343. Acesso em: 27 nov. 2022.

CONTE, Giulia; SALEK, Julia Faria; MATSUGUMA, Karina Yuki; VIEIRA, Tainara Kelly Leite; FARIA, Victor Teixeira. A relação entre a utilização dos vídeos digitais e as diversas experiências no ambiente educacional. Revista InovaEduc, Campinas, n. 6, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15322. Acesso em: 4 dez. 2022.

COOPER, Aline de Fátima Santos Camara; ANJOS, Maylta Brandão dos. Sequência didática como produto educacional: em foco os recursos audiovisuais e a educação ambiental crítica. Revista de Educação Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 236-245, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5173/3308. Acesso em: 27. nov. 2022.

COSTA, Samuel; PIRES, Larissa do Nascimento; SILVA, Taynara Martins. Possibilidades de incorporação de questões ambientais nas aulas de física do ensino básico. Revista Técnico-Científica do IFSC, Florianópolis, v. 2, n. 9, p. 32-39, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/2559. Acesso em: 27. nov. 2022.

FINFGELD, Deborah L. Metasynthesis: the state of the art -- so far. Qualitative Health Research, [s. l.], v. 13, n. 7, p. 893-904, 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14502956/. Acesso em: 03 dez. 2022.

FRANÇA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa Furlan; SANTOS, Renata Oiveira dos. As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas: possibilidades de luta e resistência. Educação Temática Digital – ETD, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 645-661, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i3.8654687. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654687. Acesso em: 1 dez. 2022.

FUJIOKA, Bárbara Mitsuko Zukeram; CRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da; OLIVEIRA, Edilson Moreira. A educação ambiental apresentada na BNCC e no PCN: uma breve análise. Cadernos de Educação, São Paulo, v. 20, n. 40, p. 147-166, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/1036266. Acesso em: 1 dez. 2022.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GUEDES, Francisca Araujo Costa. O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a Educação Ambiental. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) – Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2015. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/43259. Acesso em: 30 nov. 2022.

KARAT, Marinilde Tadeu; GIRALDI, Patrícia Montanari; CASSIANI, Suzani. Autoria em discursos sobre resíduos sólidos em dois audiovisuais produzidos por estudantes de ensino médio. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital – Commons, Cádiz, v. 9, n. 1, p. 89-118, jan./jun. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.25267/COMMONS.2020.v9.i1.4. Acesso em: 27 nov. 2022.

MATHEUS, Maria Clara Cassuli. Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 22, p. 543-545, 2009. Número especial. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4802. Acesso em: 3 dez. 2022.

MELO, Gleidson André Pereira de.; CAVALCANTE, Letícia Barbosa da Silva; ALENCAR, Beatriz Aparecida. Educomunicação socioambiental: resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e a produção da informação em um curso técnico do IFMS. Revista Brasileira de Educação Ambiental – RevBEA, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 289-302, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12740. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12740. Acesso em: 27 nov. 2022.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MOURA, Jeani Delgado Paschoal; PASCHOAL, Wilson Aparecido. Percepção e conscientização do ambiente escolar através de fotografias e produção documental. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-10, dez. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609. Acesso em: 27 nov. 2022.

ROCHA, Marcelo Borges; FREIRE, Eduardo; COSTA, Pedro Miguel Marques da. Produção de documentários socioambientais: contribuições para a formação de estudantes do ensino superior. Tecnologias na Educação, [s. l.], ano 10, n. 25, jul. 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano10-numerovol25/. Acesso em: 27 nov. 2022.

SANTOS, Hercules Pimenta. O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo. Debates em Educação, [s. l.], v. 11, n. 24, p. 245-258, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7030. Acesso em: 1 dez. 2022.

SCHWARZ, Betje; CLAROS-SALINAS, Dolores; STREIBELT, Marco. Meta-synthesis of qualitative research on facilitators and barriers of return to work after stroke. Journal of Occupational Rehabilitation, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 28-44, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28536888/. Acesso em: 3 dez. 2022.

SILVA, Barbara Aparecida Nunes; ROCHA, Marcelo Borges. Produção de documentário socioambiental: contribuições na formação discente do curso técnico em controle ambiental. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 35, n. 112, p. 239-258, 2020. DOI: 10.21527/2179-1309.2020.112.239-258. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10155. Acesso em: 27 nov. 2022.

SQUARCINI, Camila Fabiana; ROCHA, Saulo Vasconcelos; SANTOS, Hugo Evangelista dos. Metassíntese e metanálise: limites e possibilidades de encontro na educação física. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 24, n. 3, p. 179-185, 2020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/7654/4017. Acesso em: 3 dez. 2022.

ZAMPIERON, Sônia Lúcia Modesto; RICARDINO, Luciana Grilo. Educomunicação como subsídio ao resgate cultural da população de São Roque de Minas – MG. Atos de Pesquisa em Educação, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 209-225, abr. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7345. Acesso em: 27 nov. 2022.

Publicado

2024-04-03

Cómo citar

SILVA, Janaína Costa e; MACHADO, Luciana Bertholdi; SOUTO, Daise Lago Pereira. Producción de video en la enseñanza de educación ambiental: un análisis de artículos publicados en Brasil (2013 a 2022). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 144–167, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024144. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23832. Acesso em: 22 nov. 2024.