A produção de vídeos no ensino de educação ambiental: uma análise de artigos publicados no Brasil (2013 a 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825572024144

Palavras-chave:

vídeos digitais, tecnologias digitais, ambiente educacional, meio ambiente

Resumo

O objetivo deste estudo foi evidenciar em quais elementos os artigos científicos brasileiros sobre produção de vídeos (por alunos), no ensino de Educação Ambiental, se aproximam e se distanciam. Para a revisão bibliográfica, utilizaram-se documentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), além de autores que tratam do tema da pesquisa. A metodologia foi do tipo metassíntese qualitativa, baseada em seis etapas apresentadas por Matheus (2009). Para a busca de dados, foram empregadas as plataformas Scielo e Google Acadêmico, aplicando-se dois descritores: “vídeos digitais” AND “educação ambiental” e “produção de vídeos” AND "ensino" AND “educação ambiental”. O período analisado foi de 2013 a 2022 (10 anos). Os trabalhos evidenciaram que a produção de vídeos integrada à Educação Ambiental colaborou de forma muito positiva com a conscientização de questões como conservação, preservação e sustentabilidade, auxiliando na formação de cidadãos críticos, incluindo sua responsabilidade enquanto sujeitos sociais.

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Biografia do Autor

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas (2016) e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), pólo UFMT-Cuiabá.

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional. Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT.  Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de pós graduação da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática de do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões - URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente desenvolve pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais/GEPETD- UNEMAT. 

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

SILVA, Janaína Costa e; MACHADO, Luciana Bertholdi; SOUTO, Daise Lago Pereira. A produção de vídeos no ensino de educação ambiental: uma análise de artigos publicados no Brasil (2013 a 2022). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 144–167, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024144. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23832. Acesso em: 27 dez. 2024.