Colonização e Ensino de Design no Brasil: pesquisa-ação e experiências de decolonialidade no ensino da Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944631012026e8128Palavras-chave:
Decolonialidade, Ensino de moda, Currículo, Pesquisa-ação, Epistemologias do SulResumo
Este artigo apresenta o percurso e os resultados do projeto Colonização e o Ensino de Design no Brasil – uma análise do currículo do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolvido no âmbito do NAÏF – Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza de pesquisa-ação, utilizou a metodologia da narrativa de formação como dispositivo de reflexão crítica sobre o ensino de moda. Buscou-se compreender como a colonialidade do saber se manifesta nos currículos de cursos de design de moda e propor caminhos de decolonização a partir de práticas pedagógicas transformadoras. Entre os resultados destacam-se a publicação do Decolonial Zine: Fashion and Decoloniality in Brazil, em parceria com o Research Collective for Decoloniality and Fashion (Holanda), e a criação da disciplina Moda e Ativismo, que amplia o debate sobre diversidade, representatividade e epistemologias do Sul no campo da moda.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023;
CURIEL, Ochy. Crítica pós-colonial desde las prácticas políticas del feminismo antirracista. Buenos Aires: CLACSO, 2013.
DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão Petrópolis: Vozes, 2012.
ESCOBAR, Arturo. Designs for the Pluriverse. Durham: Duke University Press, 2018.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2000.
MANZINI, Ezio. Políticas do cotidiano. São Paulo: Blucher, 2017.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RCDF. Decolonial Zine: Fashion and Decoloniality in Brazil. Netherlands: Research Collective for Decoloniality and Fashion, 2021.
UFC. Projeto de pesquisa: Colonização e Ensino do Design no Brasil – uma análise do currículo do curso de Design-Moda da UFC. Fortaleza, 2020.
UFC. Ata n.º 1/2021 – Reunião do Grupo de Estudos e Pesquisa “Colonização e o Ensino de Design no Brasil”. 18 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Michelle Medrado, Natalia Epaminondas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.

