Colonização e Ensino de Design no Brasil: pesquisa-ação e experiências de decolonialidade no ensino da Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944631012026e8128

Palavras-chave:

Decolonialidade, Ensino de moda, Currículo, Pesquisa-ação, Epistemologias do Sul

Resumo

Este artigo apresenta o percurso e os resultados do projeto Colonização e o Ensino de Design no Brasil – uma análise do currículo do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolvido no âmbito do NAÏF – Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. A pesquisa, de caráter qualitativo e natureza de pesquisa-ação, utilizou a metodologia da narrativa de formação como dispositivo de reflexão crítica sobre o ensino de moda. Buscou-se compreender como a colonialidade do saber se manifesta nos currículos de cursos de design de moda e propor caminhos de decolonização a partir de práticas pedagógicas transformadoras. Entre os resultados destacam-se a publicação do Decolonial Zine: Fashion and Decoloniality in Brazil, em parceria com o Research Collective for Decoloniality and Fashion (Holanda), e a criação da disciplina Moda e Ativismo, que amplia o debate sobre diversidade, representatividade e epistemologias do Sul no campo da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998); Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000); Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1999); MBA em Branding, Marketing e Growth pela PUC-RS (2022); Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004); e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Associada do curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, estando, atualmente, na Coordenação do Curso. Ministra disciplinas nas áreas de Moda, Marketing, Consumo, Comunicação e Pesquisa. É uma das Coordenadoras dos Projetos de Extensão Bolsa Arte Moda; Amor Salva e @ativismonamoda. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF - Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico. É vice presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. Atua no Conselho Editorial da ENSINARMODE - Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Desenvolve trabalho voluntário na Associação Lua Rosa, nas áreas de comunicação, gestão de projetos e marketing. É idealizadora e voluntária do projeto social Amor Salva, que estimula a leitura em crianças que estão em situação de vulnerabilidade social.

Michelle Medrado, Universidade Federal da Bahia

Antropóloga, professora e ativista da moda decolonial, é doutoranda em Antropologia (UFBA), com pesquisa em Luanda (Universidade Agostinho Neto), e mestre em Artes. Pesquisa cultura, economia política e moda no Sul Global, com abordagens decoloniais.

Natalia Epaminondas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens (UFJF), com mestrado em Design e formação em Design de Moda. É pesquisadora dos grupos NAÏF (UFC) e História e Cultura de Moda (UFJF), coordenando o grupo Às Avessas: Moda, Gênero, Sexualidades e Decolonialidades

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023;

CURIEL, Ochy. Crítica pós-colonial desde las prácticas políticas del feminismo antirracista. Buenos Aires: CLACSO, 2013.

DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão Petrópolis: Vozes, 2012.

ESCOBAR, Arturo. Designs for the Pluriverse. Durham: Duke University Press, 2018.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2000.

MANZINI, Ezio. Políticas do cotidiano. São Paulo: Blucher, 2017.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RCDF. Decolonial Zine: Fashion and Decoloniality in Brazil. Netherlands: Research Collective for Decoloniality and Fashion, 2021.

UFC. Projeto de pesquisa: Colonização e Ensino do Design no Brasil – uma análise do currículo do curso de Design-Moda da UFC. Fortaleza, 2020.

UFC. Ata n.º 1/2021 – Reunião do Grupo de Estudos e Pesquisa “Colonização e o Ensino de Design no Brasil”. 18 jan. 2021.

Publicado

01-02-2026

Como Citar

DE QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques; MEDRADO, Michelle; EPAMINONDAS, Natalia. Colonização e Ensino de Design no Brasil: pesquisa-ação e experiências de decolonialidade no ensino da Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 1–14, 2026. DOI: 10.5965/25944631012026e8128. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/28128. Acesso em: 2 fev. 2026.