Desafios e práticas inclusivas no ensino técnico e tecnológico em Design de Moda: uma perspectiva pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630912025e6346Parole chiave:
inclusão, vestuário, ensinoAbstract
Esse estudo foi produzido visando examinar as dificuldades e os métodos de ensino inclusivo, com particular ênfase na educação técnica e tecnológica em vestuário e moda. A investigação analisa como a inclusão está a ser integrada nesse domínio, e sugere abordagens pedagógicas para incentivar o ensino inclusivo. A pesquisa possui natureza aplicada, abordagem qualitativa, sendo desenvolvida pelo prisma exploratório-descritivo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica acompanhada da aplicação de questionários a professores dessa área, que resultaram na proposição de uma atividade prática inclusiva. Os resultados primários demonstram a necessidade da formação de professores e da adoção de abordagens que atendam às diversas necessidades dos alunos, assegurando um ambiente educacional mais acessível.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 10 jun. 2024.
BRITO, Sônia Christo Aleixo Alves; LOPES, Talisson de Sousa. Importância do ensino técnico profissional para o mercado de trabalho: estudo de caso da E. E. Padre Menezes em Lagoa Santa/MG. [Anais]. VII CONEDU - Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80596. Acesso em: 13 jun. 2024.
BONONI, Juliana; DOMICIANO, Cássia Leticia Carrara; BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins. Vestuário pedagógico e inclusivo como recurso de aprendizagem infantil. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1–12, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e1806. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21806. Acesso em: 14 jun. 2024.
FREIRE, Sofia. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, [S.L], v. 16, n. 1, p. 5-50, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/5299. Acesso em: 12 jun. 2024.
GOODMAN, L. A. Snowball sampling. The Annals of Mathematical Statistics. v. 32, 1961. p. 148-170. Disponível em: https://projecteuclid.org/euclid.aoms/1177705148. Acesso em: 06 jun. 2024.
IBGE. Educação 2023: PNAD contínua. Brasília: Ministério do Planejamento e Orçamento, 2024. 16 p. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2024/03/PNAD_Educacao_2023-1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
IBGE. Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. 2025. PNAD Contínua. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda. Acesso em: 20 jun. 2024.
KELLER, Daniel; SCHEMES, Claudia. Design e transformação social: educação superior e ações extensionistas inclusivas no Museu Nacional do Calçado. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/25944630822024e5151. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25151. Acesso em: 14 jul. 2024.
LIMA JÚNIOR, Geraldo Coelho. A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 029–056, 2018. DOI: 10.5965/25944630212018029. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11990. Acesso em: 14 jul. 2024.
MACHADO, Aline. Os termos de moda na Língua Brasileira de Sinais. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 108–119, 2014. DOI: 10.26563/dobras.v7i15.79. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/79. Acesso em: 14 jul. 2024.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
MARTINS, Fernanda Cristina Castelo de Lima; TEIXEIRA, Maria Fabíola Fonseca Mourão; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. Práticas inclusivas: seminário moda inclusiva Fortaleza – relato de experiência. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 080–095, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019080. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14572. Acesso em: 14 jul. 2024.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política; livro primeiro - o processo de produção
do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 6. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20 Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
QUEIROZ, Francisco Alves; SOUZA, Laumar Neves de. A evolução do conceito de trabalho e sua relação com o desenvolvimento econômico. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 29, p. p. 146-160, 2020. DOI: 10.22481/ccsa.v17i29.6647. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/6647. Acesso em: 13 jul. 2024.
RITTER, Julia Ramona; SCHEMES, Claudia; FRATTON NORONHA, Renata. Deficiência visual e a percepção da arte: coleção de moda inspirada em Vincent Van Gogh. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e3636. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23636. Acesso em: 14 jul. 2024.
SCOZ, Emanuella; ARRUDA, Niguelme Cardoso. Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 123–134, 2019. DOI: 10.5965/25944630312019123. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14323. Acesso em: 14 jul. 2024.
SOLINO, Lívia Juliana Silva; SOARES, Moally Janne de Brito; DANTAS, Ítalo José de Medeiros. Núcleo de extensão e prática profissional na área da moda: formação complementar e inclusão social. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2831. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22831. Acesso em: 14 jul. 2024.
SOUSA, Jailson Oliveira; SILVEIRA, Icléia; MACIEL, Dulce Maria Holanda. Design inclusivo: recursos assistivos para um modelo de camisa social para pessoa com deficiência visual. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e3880. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23880. Acesso em: 14 jul. 2024.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.
VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, SP, v. 22, n. 44, 2014. DOI: 10.20396/tematicas.v22i44.10977. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977. Acesso em: 06 jun. 2024.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Glauber Soares Junior, Fabiano Eloy Atílio Batista, Érika Rodrigues Coelho

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".