O DESENHO DE MODA E A EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630322019096Abstract
O presente artigo constitui-se como análise de uma prática pedagógica aplicada na unidade curricular “Ilustração de Moda”, disciplina do quarto módulo do Curso Técnico subsequente em Produção e Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul – Centro. Relata-se a prática realizada a partir de etapas subdivididas nas seguintes ações e atividades: (1) Refletir; (1.1) Coletar; (1.2) Categorizar; (1.3) Caracterizar; e (2) Desmistificar. Para tanto, pela metodologia empregada, este artigo apresenta-se como aplicado, descritivo, qualitativo e de campo. Quanto aos procedimentos técnicos envolvidos, entende-se o como bibliográfico e como pesquisa participativa. A análise da experiência relatada utiliza os fundamentos teóricos abordados por Head (1958), Duarte-Júnior (1981), Pineau (2000), Pillotto (2007) e Alexandroff (2010), quanto à educação pelo sensível, por meio de seis categorias: (i) “Experiência humana”; (ii) “Imagem da memória”; (iii) “Lógica e racionalidade”; (iv) “Comunicação sensível”; (v) “Ato criador”; e (vi) “Percepção”. Infere-se que a prática pedagógica relatada teve assertividade quanto à sensibilização dos estudantes da turma para com o desenho de moda, mas manteve-se em grande parte do tempo no campo da racionalidade e da lógica. Ainda que estas não sejam negadas na educação pelo sensível, a entrada de sensações foi limitada pelo uso de sentidos específicos: visão e audição.Downloads
Riferimenti bibliografici
ALEXANDROFF, Marlene Coelho. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 20-41, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200003>. Acesso em: 29 mar. 2018.
CEFET-SC – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA. Plano de curso técnico em Produção de Moda. Jaraguá do Sul: CEFET-SC, 2008.
DUARTE JÚNIOR, João-francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Editora Cortez Autores Associados, 1981. (Coleção educação contemporânea). Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/65992869/Fundamentos-Esteticos-da-Educacao. Acesso em: 17 ago. 2018.
TRAN, Eris. Eris Tran on behance. 2018. Disponível em: <https://www.behance.net/ErisTran>. Acesso em: 13 mar. 2019.
HEAD, Herbert Edward. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1958. Tradução de Ana Maria Rabaça e Luis Filipe S. Teixeira.
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Educação pelo sensível. Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 1, n. 2, p.113-127, maio-ago. 2007. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/683/599>. Acesso em: 05 dez. 2018.
PINEAU, Gaston. O sentido do sentido. In: BASARAB, Nicolescu et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000. p. 31-56. Tradução de: Judite Vero, Maria F. de Mello e Américo Sommerman.
PLECH, Mim. Ilustradores incríveis: Hayden Williams. 2014. Disponível em: <http://mimiquices.com/ilustradores-haydenwilliams/>. Acesso em: 13 mar. 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p.105-125, out.-dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/06.pdf. Acesso em: 05 ago. 2018.
SINGH, Sara. Sara Singh: Portfolio Four. 2019. Disponível em: <https://www.sarasingh.com/four>. Acesso em: 13 mar. 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
 1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
 2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
 In accordo con le seguenti condizioni:
 1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta. 
- 
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate. 
 
							


