Carta editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630832024e6303

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Inovação Social, Ensino superior

Resumo

O presente dossiê apresenta a coletânea de textos selecionados para 16ª edição do periódico e destaca a importância de se articular a sustentabilidade e a inovação social aos processos e percursos formativos no ensino superior, especialmente, nas áreas de Artes, Moda e Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdecir Babinski Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutorando em Design na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Moda (2014) pela Udesc. Atualmente, é pesquisador do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutor em Engenharia de Produção (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Engenharia Civil (1995) pela UFSC. É graduado em Engenharia Sanitária (1988) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente, é professor efetivo do quadro docente da UFSC, onde coordena o Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NAS-Design).

Referências

BRUNDTLAND, Gro Harlem (org.). Our Common Future: report of the World Commission on Environment and Development. Oslo: United Nations, 1987. Disponível em: https://www.are.admin.ch/are/en/home/media/publications/sustainable-development/brundtland-report.html. Acesso em: 21 jun. 2024.

FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de et al. Desenvolvimento sustentável e exequibilidade: sistematização de debate sociocêntrico participativo em decisões organizacionais no desenvolvimento de projetos. Design e Tecnologia, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 11-22, 31 dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.23972/det2014iss08pp11-22. Acesso em: 06 jul. 2024.

MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.

MULGAN, Geoff. The Process of Social Innovation. Innovations: Technology, Governance, Globalization, Cambridge, v. 1, n. 2, p. 145-162, abr. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1162/itgg.2006.1.2.145. Acesso em: 06 jul. 2024.

OLIVEIRA, Anna Gabriela Miranda de; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; MUYLDER, Cristiana Fernandes de. Educação Empreendedora: o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação social em instituições de ensino superior. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 29-56, 1 jan. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20946/rad.v18i1.12727. Acesso em: 28 jun. 2024.

OLIVEIRA, Verônica Macário de; CORREIA, Suzanne Erica Nóbrega; GOMEZ, Carla Regina Pasa. Inovações Sociais como Meio de Promoção do Consumo Sustentável: possibilidades e desafios. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, v. 16, n. 44, p. 383-416, 8 ago. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.383-416. Acesso em: 18 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

BABINSKI JÚNIOR, Valdecir; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. Carta editorial. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1–9, 2024. DOI: 10.5965/25944630832024e6303. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26303. Acesso em: 21 nov. 2024.