A materialidade têxtil como eixo articulador entre a Sustentabilidade e o Design Têxtil no Ensino de Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630832024e5866Palavras-chave:
materialidade têxtil, design têxtil, sustentabilidade, ensino de modaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir como a materialidade têxtil pode ser considerada um eixo articulador entre a Sustentabilidade e o Design Têxtil no Ensino de Moda no Brasil (BR). Para tanto, produziu-se uma pesquisa básica, de caráter qualitativo e descritivo, com obras selecionadas por conveniência e afinidade ao tema de investigação. Após a condução de uma revisão narrativa sobre a bibliografia consultada, pôde-se perceber a relevância da lida com os materiais têxteis sustentáveis e alternativos no percurso formativo dos futuros designers e estilistas. Para sintetizar os achados teóricos, elaborou-se um esquema visual que pode ser usado, futuramente, por docentes e discentes de cursos superiores de Moda que desejam incluir pautas socioambientais em disciplinas de Design Têxtil. Ao final da pesquisa, foi possível inferir que a Sustentabilidade contribui significativamente para o avanço do Design Têxtil e sua fixação nos currículos de Moda ao ser abordada pela perspectiva da materialidade e das manualidades têxteis.
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