Entrevista com as coordenadoras: Aline Monçores e Deborah Christo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2296

Mots-clés :

Teoria crítica, Design de moda, Critica do design

Résumé

Entrevista com as coordenadoras do GT12, realizada entre julho a agosto de 2022, a partir das cidades de Florianópolis e Rio de Janeiro

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Aline Moreira Monçores, Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ)

Doutora e mestre em design pela PUC-Rio, Epecialista em Marketing de Moda pela Anhembi Morumbi/SP, Bacharel em Moda pela UVA-RJ. Lattes: https://lattes.cnpq.br/5648112849584104; E-mail:deborahchristo@gmail.com

Deborah Chagas Christo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Designer, professora e pesquisadora na área de Design, Moda e Arte. Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora adjunta A do curso de Desenho Industrial da EBA-UFRJ. Foi professora do curso de Bacharelado em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 2010. Foi Coordenadora do Bacharelado em Design ? Habilitação Moda da Faculdade SENAI/CETIQT, no Rio de Janeiro, coordenadora técnica da pós-graduação em Design de Moda e professora dos cursos de Bacharelado em Design ? Habilitação Moda, de tecnologia em Produção do Vestuário ? ênfase Modelagem, de pós-graduação em Design de Moda, de pós-graduação em Design de Estamparia e de pós-graduação em Design Estratégico, tanto na versão presencial como na versão de Ensino à Distância (EAD), da mesma faculdade. Foi professora do curso superior de Moda da Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro (UVA-RJ) e do curso de pós-graduação em Design Estratégico do Istituto Europeo de Design (IED). Atua como professora em cursos de formação de nível superior na área de Design, Moda e Arte desde 2004 e atua como Designer desde 1991, trabalhando com criação, desenvolvimento e produção de projetos nas áreas de design gráfico, web design e design de produto. Trabalhou em escritórios de Design, como Valéria London Design, Aquarel Arte Eletrônica; em empresas privadas, como Aracruz Celulose e Câmara de Comércio Americana; e atendeu como profissional autônomo as empresas Club Med, Glorinha Paranaguá, Xerox do Brasil, Dataprev, Ponte SA, entre outras. É autora do livro "Estrutura e Funcionamento do Campo de Produção de Objetos do Vestuário no Brasil" da Editora Estação das Letras e Cores, participou do livro "Design de Moda: Diversos olhares", organizado por Dorotéia Pires, da Editora Estação das Letras e possui diversas publicações em revistas, congressos e simpósios na área de Design, Moda e Arte. Tem como interesse as pesquisas sobre a constituição, estrutura, funcionamento e delimitação do campo do Design, analisando sua relação com o campo da Moda e com o campo da Arte; sobre os valores, noções e discursos específicos do campo do Design, do campo da Moda e do campo da Arte; sobre a constituição do gosto e das escolhas estéticas no campo do Design e no campo da Moda e sobre o uso da metodologia de projeto no Campo do Design e no campo da Moda. Pertence ao grupo de pesquisa GRUDAR, coordenado pelo prof. Dr. Alberto Cipiniuk, do grupo de pesquisa SECRIA - Setores Criativos: Ensino, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, coordenado pela profa. Heloísa Helena e faz parte também do Grupo Colaborativo Rés-Design que desenvolve pesquisas e atividades analisando a relação entre as transformações sociais contemporâneas e as diferentes atividades que compõem a indústria criativa. É parecerista das revistas científicas Dobras (Abepem) e Projética (UEL) e parecerista da FUNADESP. Lattes: https://lattes.cnpq.br/5648112849584104; E-mail:deborahchristo@gmail.com

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Publiée

2022-10-01

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MONÇORES, Aline Moreira; CHRISTO, Deborah Chagas. Entrevista com as coordenadoras: Aline Monçores e Deborah Christo. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1–7, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2296. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22396. Acesso em: 21 déc. 2024.