Projetos de produtos de moda e práticas do design na economia circular: sustentabilidade e cultura material no cotidiano do consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7519

Palavras-chave:

Design de produtos, Sustentabilidade, Consumo, Economia Circular

Resumo

A indústria da moda enfrenta uma grave crise ambiental, e as soluções sustentáveis adotadas permanecem superficiais diante de um modelo produtivo linear. A economia circular surge como alternativa promissora, mas sua efetivação prática ainda é limitada. Logo, esta pesquisa teve como objetivo investigar como o Design for Disassembly (DfD), enquanto estratégia projetual, pode ser compreendido como uma prática sociomaterial que reconfigura o consumo sustentável de moda, a partir do referencial das Teorias da Prática. Para isso, adotou-se como metodologia a pesquisa teórico-conceitual e abordagem qualitativa, por meio de uma revisão crítica da literatura, através da qual foram identificadas, por meio da leitura interpretativa, convergências, tensões e lacunas conceituais entre os autores. Assim, o resultado da pesquisa pode ser categorizado em uma matriz sociomaterial de seis eixos: materialidade do design, competências envolvidas, significados atribuídos, prática projetual como prática social, circularidade como estrutura social e barreiras à adoção. Os achados indicam que o DfD deve ser compreendido não apenas como solução técnica, mas como prática situada, ativada por interações entre materiais, saberes e significados culturais. Sua viabilidade depende da apropriação social e da ressignificação das rotinas de produção e consumo.

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Biografia do Autor

José Eduardo Vilas Bôas, Universidade de São Paulo

Docente, pesquisador e consultor em Moda com 15 anos de experiência em ensino (graduação, pós-graduação e cursos técnicos) e orientação de TCCs (MBA USP/Esalq). É Doutorando e Mestre em Ciências - Programa Têxteis e Moda (EACH/USP), com especializações em Fashion Business (FAAP), Gerenciamento de Marketing (INPG), Comunicação e Semiótica (UNIARA), MBA Executivo em Neuromarketing e MBA em Design Thinking (FSG). Fundador da MMdaMODA, consultoria estratégica em comunicação mercadológica, e ex-colunista do blog À Moda Deles (Jornal Estadão). Ministra aulas, cursos, palestras e desenvolve projetos educacionais para instituições como Santa Marcelina, FMU, Senac, Sebrae e Grupo Cogna. Atuação interdisciplinar com ênfase em marketing de moda, comportamento do consumidor e inovação educacional.

 

 

Maria Sílvia Barros de Held, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Artes (1974) e em Publicidade / Propaganda (1974) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1983), Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990) e Livre-docência (Professora Associada/Agregada) (2019) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 1977 a junho de 2008 nos cursos de Artes Visuais e Publicidade-Propaganda. Foi Co-fundadora e Coordenadora do Lato-Sensu "Arte: Ensino e Produção", onde também lecionou a disciplina "Aspectos Tridimensionais da Expressão Plástica", de agosto de 1996 a dezembro de 1999. Fundou e coordenou o Grupo de Pesquisa "A Imagem: Arte e Design", que ocorreu de 2004 a 2008 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com Linhas de Pesquisa, entre eles "Aspectos Contemporâneos da Imagem: Teoria e Prática", onde desenvolveu seus projetos de pesquisa e orientou vários alunos de Iniciação Científica, alguns voluntários, outros com bolsas FAPIC E PIBIC. Tem experiência na área de Artes, Design e Publicidade, e atua principalmente nos seguintes temas: arte, design, comunidade, sociologia da arte, moda, arte-educação, interdisciplinaridade e produção. Atualmente é Professora Doutora efetiva da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) em RDIDP no Curso de Têxtil e Moda, na área de Design e Moda e é Membro do ICOM - Conselho Internacional de Museus / UNESCO, desde 2000. Hoje é também professora visitante da Universidade de Lisboa (Portugal), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) e pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Universidade de Lisboa (Portugal), onde desenvolveu o seu Pós-Doutorado em 2016.

 

 

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Publicado

01-10-2025

Como Citar

VILAS BÔAS, José Eduardo; HELD, Maria Sílvia Barros de. Projetos de produtos de moda e práticas do design na economia circular: sustentabilidade e cultura material no cotidiano do consumo. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7519. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27519. Acesso em: 1 out. 2025.