Projetos de produtos de moda e práticas do design na economia circular: sustentabilidade e cultura material no cotidiano do consumo
DOI:
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7519Palavras-chave:
Design de produtos, Sustentabilidade, Consumo, Economia CircularResumo
A indústria da moda enfrenta uma grave crise ambiental, e as soluções sustentáveis adotadas permanecem superficiais diante de um modelo produtivo linear. A economia circular surge como alternativa promissora, mas sua efetivação prática ainda é limitada. Logo, esta pesquisa teve como objetivo investigar como o Design for Disassembly (DfD), enquanto estratégia projetual, pode ser compreendido como uma prática sociomaterial que reconfigura o consumo sustentável de moda, a partir do referencial das Teorias da Prática. Para isso, adotou-se como metodologia a pesquisa teórico-conceitual e abordagem qualitativa, por meio de uma revisão crítica da literatura, através da qual foram identificadas, por meio da leitura interpretativa, convergências, tensões e lacunas conceituais entre os autores. Assim, o resultado da pesquisa pode ser categorizado em uma matriz sociomaterial de seis eixos: materialidade do design, competências envolvidas, significados atribuídos, prática projetual como prática social, circularidade como estrutura social e barreiras à adoção. Os achados indicam que o DfD deve ser compreendido não apenas como solução técnica, mas como prática situada, ativada por interações entre materiais, saberes e significados culturais. Sua viabilidade depende da apropriação social e da ressignificação das rotinas de produção e consumo.
Downloads
Referências
ABUZIED, H.; SENBEL, H.; AWAD, M.; ABBAS, A. A review of advances in design for disassembly with active disassembly applications. Engineering Science and Technology, an International Journal, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 618-624, jun. 2020. DOI: 10.1016/j.jestch.2019.07.003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2215098619305956. Acesso em: 25 jul. 2025.
ARMSTRONG, C. M. et al. Sustainable product-service systems for clothing: exploring consumer perceptions of consumption alternatives in Finland. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 30-39, 15 jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.01.046.
ASHBY, M. F. Materials and the environment: eco-informed material choice. 2. ed. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2012.
COSTA, M. R. C.; SILVA, M. E.; DUARTE, M. de F. Sustainable consumption and practice theories: connecting elements of clothing sharing. BBR. Brazilian Business Review, Espírito Santo, v. 21, n. 1, e20211182, 2024. DOI: https://doi.org/10.15728/bbr.2021.1182.en. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bbr/a/gddyNQTscpfHYTSYmQ5nq5P/. Acesso em: 28 jul. 2025.
DAN, M. C.; CIORTEA, A.; MAYER, S. The refashion circular design strategy — changing the way we design and manufacture clothes. Design Studies, [S.l.], v. 88, p. 101205, set. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.destud.2023.101205. Acesso em: 26 jul. 2025.
DEN HOLLANDER, M. C.; BAKKER, C. A.; HULTINK, E. J. Product design in a circular economy: development of a typology of key concepts and terms. Journal of Industrial Ecology, v. 21, n. 3, p. 517-525, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/jiec.12610.
DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (Compiladores). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. São Paulo: Vozes, 2025. (Série Manuais Acadêmicos).
EARLEY, R.; GOLDSWORTHY, K. Designing for fast and slow circular fashion systems: exploring strategies for multiple and extended product cycles. In: PLATE CONFERENCE, 1., 2015, Nottingham. Anais [...]. Nottingham: Nottingham Trent University, 2015.
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Vision of a circular economy for fashion. 2020. Disponível em: https://content.ellenmacarthurfoundation.org/m/7a6b4c98ea57
ce7b/original/Vision-of-a-circular-economy-for-fashion.pdf. Acesso em: 24 jul. 2025.
FLETCHER, K. Sustainable fashion and textiles: design journeys. 2. ed. London: Routledge, 2014.
FLETCHER, K.; GROSE, L. Fashion and sustainability: design for change. London: Laurence King Publishing, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.
GWILT, A. A practical guide to sustainable fashion. 2. ed. London: Bloomsbury Publishing, 2020. (Basics Fashion Design).
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2011.
McDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to cradle: remaking the way we make things. New York: North Point Press, 2002.
MOISANDER, J.; PESONEN, S. Narratives of sustainable ways of living: constructing the self and the other as a green consumer. Management Decision, v. 40, n. 4, p. 329-342, 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/00251740210426321
MORENO, M. et al. A conceptual framework for circular design. Sustainability, v. 8, n. 9, p. 937, 2016. DOI: https://doi.org/10.3390/su8090937.
NIINIMÄKI, K. (org.). Sustainable fashion in a circular economy. Helsinki: Aalto ARTS Books, 2018.
RAMZAN, M. B.; HABIB, M. S.; OMAIR, M.; NAEEM, J.; MUSTAFA, H.; IQBAL, M. W.; MALIK, A. I. Role of design for disassembly in educating consumers for circular behavior. Sustainability, Basel, v. 15, n. 21, p. 1–19, 31 out. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su152115505. Acesso em: 25 jul. 2025.
RECKWITZ, A. Toward a theory of social practices: a development in culturalist theorizing. European Journal of Social Theory, v. 5, n. 2, may 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/13684310222225432.
SCHATZKI, T. R. The site of the social: a philosophical account of the constitution of social life and change. University Park: Pennsylvania State University Press, 2003.
SHOVE, E.; PANTZAR, M.; WATSON, M. The dynamics of social practice: everyday life and how it changes. London: SAGE Publications, 2012.
STAHEL, W. R. The circular economy: a user's guide. London: Routledge, 2019.
UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME – UNEP. A framework for shaping sustainable lifestyles: determinants and strategies. Nairobi: UNEP, 2016. Disponível em: https://wedocs.unep.org/. Acesso em: 24 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Eduardo Vilas Bôas, Maria Sílvia Barros de Held

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.