Metodologias transdisciplinares para a sustentabilidade cultural no Design de Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7510%20Palavras-chave:
design de moda, transdiciplinaridade, metodologias de ensino, sustentabilidade cultural, artesanato têxtilResumo
Este artigo propõem uma reflexão teórica-metodológica sobre o papel da transdisciplinaridade no ensino do design de moda, com foco na valorização das práticas artesanais, nas relações entre designer e artesão e na sustentabilidade cultural no design de moda através da construção de práticas educativas culturalmente sensíveis, ou seja, práticas que reconhecem, respeitam e incorporam os contextos socioculturais dos sujeitos envolvidos. Partindo da distinção entre abordagens multidisciplinaridades e transdisciplinaridades, o estudo adota uma metodologia qualitativa e crítica para analisar quatro abordagens metodológicas de ensino: design participativo, storytelling cultural, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem sistêmica, organizadas em três eixos estruturantes: metodológico, estratégico e de validação. A sistematização dessas abordagens, apresentada por meio de um quadro analítico composto por ferramentas de design, formas de aplicação prática e resultados esperados, favorece a integração entre teoria, prática e artesanato. Essa articulação contribui para a formação de designers socialmente engajados e comprometidos com o desenvolvimento da sustentabilidade cultural como resposta às complexidades enfrentadas pelo setor da moda. Conclui-se que as abordagens transdisciplinares, ao reposicionarem o ensino do design de moda, favorecem processos de inovação social e sustentabilidade cultura, oferecendo fundamentos para uma educação em design transformadora e enraizada em práticas culturais éticas e identitárias.
Downloads
Referências
BERTOLA, P. Reshaping Fashion Education for the 21st Century World. Soft Landing: Cumulus Think Tank Publication, n. 3, p. 7–15, 2018.
BRITISH COUNCIL. Crafting Futures resources. Disponível em: <https://arts.britishcouncil.org/resources/crafting-futures-resources>. Acesso em: 23 jun. 2025.
BROWN, S.; VACCA, F. Cultural sustainability in fashion: reflections on craft and sustainable development models. Sustainability: Science, Practice and Policy, v. 18, n. 1, p. 590–600, 9 dez. 2022.
BRYAN-WILSON, J. Fray: Art and Textile Politics. Chicago: University of Chicago Press, 2017.
CATARINA MINA. Catarina Mina: partilhando resultados. Disponível em: <https://www.catarinamina.com/p/transparencia>. Acesso em: 23 jun. 2025.
COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO. Património Cultural Imaterial em Portugal. Disponível em: <https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-cultural-imaterial-em-portugal>. Acesso em: 23 jun. 2025.
CORBETT, S. How to be a craftivist: the art of gentle protest. Paperback edition ed. London: Unbound, 2019.
DAVIS, M.; DE BARI, J.; MASCHI, S. Credentialling: Educational Pathways in Design. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 117–134, 2023.
DAVIS, M.; DUBBERLY, H. Rethinking Design Education. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 97–116, 2023.
EDGE. The Missing Foundation: Culture’s place within and beyond the SDGs. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org/research-insight/missing-foundation-report>. Acesso em: 23 jun. 2025.
FLETCHER, K.; GRASE, L. Moda & sustentabilidade: design para mudanças. [s.l.] Editora Senac São Paulo, 2021.
GOV.BR. Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Disponível em: <https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato>. Acesso em: 23 jun. 2025.
GREER, B. Craftivism: The Art of Craft and Activism. New York: Arsenal Pulp Press, 2014.
HALL, E. A Green Manifesto for Art, Craft and Design Education. International Journal of Art & Design Education, v. 42, n. 4, p. 611–621, nov. 2023.
HU, J.; HUR, E.; THOMAS, B. Value-creating practices and barriers for collaboration between designers and artisans: a systematic literature review. International Journal of Fashion Design, Technology and Education, v. 17, n. 1, p. 25–36, 2 jan. 2024.
IONICĂ, P. Traditional Crafts. What About? Culture. Society. Economy. Politics, v. 2, n. 1, p. 51–59, 1 jun. 2022.
KOVÁCS, M. A dimensão cultural do desenvolvimento: rumo à integração do conceito nas estratégias de desenvolvimento sustentável. Revista Observatório Itaú Cultural: cultura e desenvolvimento, n. 27, 2020.
MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.
MARINUCCI, S.; et al. Voces de la Artesanía: diálogos para práticas sustentables. British Council Argentina ed. Argentina, Bangladesh, Bután, India, Pakistán, Sri Lanka: [s.n.].
MARTIN, B. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly, MA: Rockport Publishers, 2012.
MARTINS, G. D’OLIVEIRA. Património Cultural: Realidade Viva. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2020.
MATOS, J. F. et al. Teaching and Learning Research Methodologies in Education: A Systematic Literature Review. Education Sciences, v. 13, n. 2, p. 173, 7 fev. 2023.
MEYER, M. W.; NORMAN, D. Changing Design Education for the 21st Century. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 6, n. 1, p. 13–49, 2020.
MINISTÉRIO DO TURISMO, GOV. BR. Conheça os 5 patrimônios culturais imateriais da humanidade no Brasil. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/conheca-os-05-patrimonios-imateriais-da-humanidade-no-brasil>. Acesso em: 23 jun. 2025.
MORIN, E.; DE ASSIS, C. E. Educação e complexidade os sete saberes e outros. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
MURZYN-KUPISZ, M.; HOŁUJ, D. Fashion Design Education and Sustainability: Towards an Equilibrium between Craftsmanship and Artistic and Business Skills? Education Sciences, v. 11, n. 9, p. 531, 10 set. 2021.
NOEL, L.-A. et al. Pluriversal Futures for Design Education. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 179–196, 2023.
PROGRAMA SABER FAZER. Programa Nacional Saber Fazer Portugal. Disponível em: <https://programasaberfazer.gov.pt>. Acesso em: 26 jun. 2025.
SANCHES, M. C. DE F. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SARK, K. Creativity, craft, gender and fashion. Clothing Cultures, v. 10, n. 2, p. 99–115, 1 dez. 2023.
SCHULZ, F. E.; CUNHA, J. Edgar Morin’s Vision and the Fashion Design Education. Part II—“Human Understanding: Understanding Each Other” as an Approach to Cultural Sustainability. Em: RAPOSO, D.; NEVES, J.; SILVA, R. (Eds.). . Perspectives on Design III. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024. v. 34p. 257–274.
SCHULZ, F. E.; FREIRE, L. H.; DA CUNHA, J. L. F. L. The 7 Complex Lessons from Edgar Morin Applied in Fashion Design Education for Sustainability. Em: RAPOSO, D. et al. (Eds.). . Advances in Design, Music and Arts II. Cham: Springer International Publishing, 2023. v. 25p. 193–208.
UNESCO. MONDIACULT 2025. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/mondiacult?hub=171169>. Acesso em: 23 jun. 2025.
UNITED NATIONS. The 17 Goals. Disponível em: <https://sdgs.un.org/goals>. Acesso em: 26 jun. 2025.
VACCA, F.; BERTOLA, P.; COLOMBI, C. Designing Culture-intensive Artefacts. How the Design Process Interprets Craft Reiteration to Build Future Diversities. Strategic Design Research Journal, v. 15, n. 3, p. 350–360, 16 out. 2023.
WUBS, B. et al. RE-FRAME FASHION Report Innovoation in Fashion Education ERASMUS+ KA2 Strategic Partnerships. [s.l.] University Rotterdam: Rotterdam, The Netherlands; Université Paris-Dauphine: Paris, France; Gda´nsk University of Technology: Gdansk, Poland, 2020. Disponível em: <https://repub.eur.nl/pub/135348/Re-Frame_Fashion_Final-New.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Enéia Schulz, Joana Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.
Dados de financiamento
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Números do Financiamento 2023.04439.BD