O ensino de moda no Rio de Janeiro: relações entre artes, ofícios e design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2924

Palavras-chave:

Ensino, Moda, Artes e Ofícios, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a relação entre o ensino de moda no Rio de Janeiro atualmente e a constituição das Escolas de Artes e Ofícios no estado, levando em consideração a posição e relevância econômica e cultural que o estado ocupou como capital do país de 1763 a 1960. Para isso a pesquisa fez um levantamento dos cursos, de nível superior, tecnológico, técnico, de formação continuada e livres associados ao mundo da moda atualmente no estado e avaliou os resultados, relacionando com uma investigação sobre a instalação das Escolas de Artes e Ofícios no Rio de Janeiro no século XIX, visando analisar como noções e valores presentes na instalação destas instituições impactam o fazer manual e o fazer artístico associados à moda atualmente.

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Biografia do Autor

Deborah Chagas Christo, Federal University of Rio de Janeiro

Doutora em Design pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio e Graduada em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela ESDI-UERJ. Professora adjunta do Departamento de Desenho Industrial da EBA-Escola de Belas Artes da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro

Flávio Sabrá, Rio de Janeiro Federal Institute of Education

Doutor em Design pela PUC-Rio, Mestre em Administração pelo IBMEC/RJ, Especialista em 1ª Gerência em Marketing pela ESPM/RJ, Graduado em Desenho Industrial pela FISS, Técnico em Estilismo e Confecção Industrial pelo SENAI CETIQT. Professor do IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Belford Roxo.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

CHRISTO, Deborah Chagas; SABRÁ, Flávio Glória Caminada. O ensino de moda no Rio de Janeiro: relações entre artes, ofícios e design. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–14, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2924. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22924. Acesso em: 26 dez. 2024.