A arte da performance como ação cultural na escola pública: algumas experiências e os sentidos da subversão no universo escolar
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630422020182Mots-clés :
performace , subversão , escola públicaRésumé
Este trabalho apresenta apontamentos teóricos, metodológicos e práticos sobre construções cênicas próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético-sensoriais, seus decorrentes relatos e repercussão no interior de escolas públicas localizadas no interior de uma periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo/SP. Contempla ainda o diálogo entre artistas, inclusive em formação, comunidades escolar e local, professores, estudantes e sociedade. Enxergando a arte da performance como linguagem e considerando suas tendências transgressoras, o intuito é discutir os sentidos da subversão, em seu sentido literal e simples, em significado mais metalinguístico do que histórico, como um componente próprio da performance no ambiente escolar.Téléchargements
Références
ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro pós-dramático na escola: Inventando espaços: estudos sobre as condições do ensino do teatro em sala de aula. São Paulo: Editora Unesp, 2011
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2017.
CORREIA, Pedro Luís Lopes Pais. Arte e tecnologia: estratégias de subversão e transgressão. Aveiro, 2010. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1182/1/2010001973.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por todos os lados. Revista Cult, n. 209, fev. 2016. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/02/sociedade-brasileira-violencia-e- autoritarismo-por-todos-os-lados/#respond. Acesso em 20 jul. 2017.
COPEAU, Jacques. Reflexiones de um comediante sobre “La paradoja”, de Diderot. Buenos Aires: Editorial La Pleyade, 1929.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FERNANDES, Silvia. Grupos Teatrais anos 70. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2000.
CANTON, Katia. Novíssima Arte Brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, v. 1, 2001.
CANTON, Katia. Temas da arte contemporânea. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 6, 2009a.
CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009b.
| http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode
CANTON, Katia. Da Política às Micropolíticas. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009d.
CANTON, Katia. Espaço e Lugar. Coleção Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., v. 1, 2009g.
FOUCAULT, Michel. Corpos dóceis. In: Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1975.
LEHMANN, H-T. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. Sala Preta 3. USP, São Paulo, v. 3, p. 9-19, 2003.
PAZ, G. et al. Arte Ogie. Transgressão das artes/Transgressão nas artes. França, n. 8, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/artelogie/623#ftn1. Acesso em: 10 jun. 2017.
TIGRE, M. P.; SACRAMENTO, S. M. P. Identidade de Gênero em Subversão: Niketche, de Paulina Chiziane. Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões, v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/855. Acesso em: 10 jun. 2017.
TOSCANO, Priscila. Vídeo-performance do Laboratório do Vale. 2017. Disponível em: https://vimeo.com/182791062. Acesso em: 10 jun. 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Thiago Camacho Teixeira 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.