Notas sobre a educação feminina nos primeiros liceus de Artes e Ofícios em Porto Alegre: entre poética, técnica e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2822

Palavras-chave:

Educação Feminina, Gênero, Currículo

Resumo

A educação feminina em Liceus, no Rio Grande do Sul, foi desenvolvida desde o século XIX, mas principalmente sob a égide do Estado, no início do século XX. A pesquisa bibliográfica e documental buscou encontrar relações entre a formação feminina e o ensino em artes e ofícios. A investigação em teses, dissertações, artigos e jornais de época evidenciou a marca permanente do currículo voltado à formação limitada ao horizonte doméstico. Dessa forma percebemos em relações com a literatura e o cinema a manutenção de padrões de comportamento e inserção feminina fixos, nos quais a questão do gênero aparece sempre marcada pela domesticidade e cuidado com a casa e filhos.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Acom, State University of West Paraná

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela UNIOESTE, Mestre em Educação pela UFRGS, na linha de Filosofias da Diferença, Especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC/RS e Graduada em Filosofia pela UFRGS (licenciatura e bacharelado). Faz parte do grupos de pesquisa: História da Arte e Cultura de Moda (UFRGS), Escrileituras da Diferença: em filosofia-educação (UFRGS) e Diferença e repetição: genéticas e cartografia (UNILA).

Joana Bosak, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS, é professora no curso Bacharelado em História da Arte e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFRGS). Coordena o grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda/CNPq e é Diretora do Museu Moda e Têxtil da UFRGS.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

ACOM, Ana Carolina; BOSAK, Joana. Notas sobre a educação feminina nos primeiros liceus de Artes e Ofícios em Porto Alegre: entre poética, técnica e formação. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2822. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22822. Acesso em: 22 dez. 2024.