Notas sobre a educação feminina nos primeiros liceus de Artes e Ofícios em Porto Alegre: entre poética, técnica e formação
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630712023e2822Mots-clés :
Educação Feminina, Gênero, CurrículoRésumé
A educação feminina em Liceus, no Rio Grande do Sul, foi desenvolvida desde o século XIX, mas principalmente sob a égide do Estado, no início do século XX. A pesquisa bibliográfica e documental buscou encontrar relações entre a formação feminina e o ensino em artes e ofícios. A investigação em teses, dissertações, artigos e jornais de época evidenciou a marca permanente do currículo voltado à formação limitada ao horizonte doméstico. Dessa forma percebemos em relações com a literatura e o cinema a manutenção de padrões de comportamento e inserção feminina fixos, nos quais a questão do gênero aparece sempre marcada pela domesticidade e cuidado com a casa e filhos.
Téléchargements
Références
ABRANTES, E, S. Mãe civilizadora: a educação da mulher nos discursos feminista e antifeminista na Primeira República. Anpuh. XII Encontro Regional de História ANPUH- RJ 2006.
ACOM, Ana Carolina; MORAES, Denise. O campo acadêmico da Moda como território interdisciplinar. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 3-23, 2017.
ANDRADE, Carmen Angela Straliotto de. A Educação Profissional Feminina no Instituto Parobé nos anos 20. Anais do 9º Fazendo Gênero: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2010.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. In: Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes, discursos iguais: a construção do corpo feminino na história. Dourados: Editora UFGD, 2014.
COMTE, Auguste. Comte – Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
CORAZZA, Sandra Mara. Currículo da infância e infância do currículo: uma questão de imagem. In: Artigos Sandra Mara Corazza, UFRGS, Escrileituras, 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/escrileiturasrede/sanmarcorartigos/
CORSETTI, Berenice. Cultura política positivista e educação no Rio Grande do Sul/Brasil (1889/1930). Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [31]: 55 - 69, julho/dezembro 2008.
GODAYOL, Pilar. Maria Aurèlia Capmany, feminisme i traducciò. Quaderns Revista de traducciò, vol. 14, pp. 11-18, 2007.
GODOY, Letícia Azambuja. O Instituto de Educação Doméstica e Rural da Escola de Engenharia de Porto Alegre: uma escola-lar (1920-1931). Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. Porto Alegre, 2000.
LIMA, Raquel Rodrigues. Liceu Parobé: um instituto das artes e ofícios. In: Arqtexto. Porto Alegre N.0, 2000, p.74-84.
LIMA, Raquel Rodrigues. Os liceus de artes e ofícios do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Arquitetura, UFRGS, Porto Alegre, 1996.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes; MEYER, Dagmar. A Escolarização do Doméstico: A Construção de uma Escola Técnica Feminina (1946 – 1970). Caderno Pesquisa, São Paulo, n.87, p. 45-57, nov. 1993.
MACHADO, Paulo Sérgio. A Influência do Positivismo de Augusto Comte na Primeira Lei Orgânica do Ensino brasileiro: A Reforma Capanema. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2018.
MARQUES, Cyntia Tavares. Do estilismo ao design: os currículos do bacharelado em moda da Universidade Federal do Ceará. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2014.
OLINI, Polyana. Noodramatização do currículo: arquiarquivo do Projeto Escrileituras. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. Porto Alegre, 2017.
PATMORE, Coventry. The Angel in the House. Salt Lake City: Project Gutenberg Literary Archive Foundation (PGLAF), 2014. Disponível em:
<https://www.gutenberg.org/files/4099/4099-h/4099-h.htm> Acesso em: out. 2022.
SANT´ANNA, Mara Rúbia. Projeto de Pesquisa: Escolas de Artes e Ofícios no Brasil: história, propostas formativas e continuidades na formação do Bacharelado em Design de Moda. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, 2020.
SCHOLL, Raphael. Memórias (entre)laçadas: mulheres, labores e moda na Escola Técnica Sen. Ernesto Dornelles de Porto Alegre/RS (1946-1961). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS. Porto Alegre, 2012.
SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY Helena; COSTA Vanda. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
TADEU, Tomaz. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
WOOLF, Virgínia. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre: L&PM, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Carolina Acom, Joana Bosak 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
 1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
 2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
 Conformément aux conditions suivantes:
 1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
 2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence.
- Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.
 
							


