Notas sobre a educação feminina nos primeiros liceus de Artes e Ofícios em Porto Alegre: entre poética, técnica e formação
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630712023e2822Mots-clés :
Educação Feminina, Gênero, CurrículoRésumé
A educação feminina em Liceus, no Rio Grande do Sul, foi desenvolvida desde o século XIX, mas principalmente sob a égide do Estado, no início do século XX. A pesquisa bibliográfica e documental buscou encontrar relações entre a formação feminina e o ensino em artes e ofícios. A investigação em teses, dissertações, artigos e jornais de época evidenciou a marca permanente do currículo voltado à formação limitada ao horizonte doméstico. Dessa forma percebemos em relações com a literatura e o cinema a manutenção de padrões de comportamento e inserção feminina fixos, nos quais a questão do gênero aparece sempre marcada pela domesticidade e cuidado com a casa e filhos.
Téléchargements
Références
ABRANTES, E, S. Mãe civilizadora: a educação da mulher nos discursos feminista e antifeminista na Primeira República. Anpuh. XII Encontro Regional de História ANPUH- RJ 2006.
ACOM, Ana Carolina; MORAES, Denise. O campo acadêmico da Moda como território interdisciplinar. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 3-23, 2017.
ANDRADE, Carmen Angela Straliotto de. A Educação Profissional Feminina no Instituto Parobé nos anos 20. Anais do 9º Fazendo Gênero: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2010.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. In: Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes, discursos iguais: a construção do corpo feminino na história. Dourados: Editora UFGD, 2014.
COMTE, Auguste. Comte – Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
CORAZZA, Sandra Mara. Currículo da infância e infância do currículo: uma questão de imagem. In: Artigos Sandra Mara Corazza, UFRGS, Escrileituras, 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/escrileiturasrede/sanmarcorartigos/
CORSETTI, Berenice. Cultura política positivista e educação no Rio Grande do Sul/Brasil (1889/1930). Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [31]: 55 - 69, julho/dezembro 2008.
GODAYOL, Pilar. Maria Aurèlia Capmany, feminisme i traducciò. Quaderns Revista de traducciò, vol. 14, pp. 11-18, 2007.
GODOY, Letícia Azambuja. O Instituto de Educação Doméstica e Rural da Escola de Engenharia de Porto Alegre: uma escola-lar (1920-1931). Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. Porto Alegre, 2000.
LIMA, Raquel Rodrigues. Liceu Parobé: um instituto das artes e ofícios. In: Arqtexto. Porto Alegre N.0, 2000, p.74-84.
LIMA, Raquel Rodrigues. Os liceus de artes e ofícios do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Arquitetura, UFRGS, Porto Alegre, 1996.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes; MEYER, Dagmar. A Escolarização do Doméstico: A Construção de uma Escola Técnica Feminina (1946 – 1970). Caderno Pesquisa, São Paulo, n.87, p. 45-57, nov. 1993.
MACHADO, Paulo Sérgio. A Influência do Positivismo de Augusto Comte na Primeira Lei Orgânica do Ensino brasileiro: A Reforma Capanema. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2018.
MARQUES, Cyntia Tavares. Do estilismo ao design: os currículos do bacharelado em moda da Universidade Federal do Ceará. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2014.
OLINI, Polyana. Noodramatização do currículo: arquiarquivo do Projeto Escrileituras. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. Porto Alegre, 2017.
PATMORE, Coventry. The Angel in the House. Salt Lake City: Project Gutenberg Literary Archive Foundation (PGLAF), 2014. Disponível em:
<https://www.gutenberg.org/files/4099/4099-h/4099-h.htm> Acesso em: out. 2022.
SANT´ANNA, Mara Rúbia. Projeto de Pesquisa: Escolas de Artes e Ofícios no Brasil: história, propostas formativas e continuidades na formação do Bacharelado em Design de Moda. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, 2020.
SCHOLL, Raphael. Memórias (entre)laçadas: mulheres, labores e moda na Escola Técnica Sen. Ernesto Dornelles de Porto Alegre/RS (1946-1961). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS. Porto Alegre, 2012.
SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY Helena; COSTA Vanda. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
TADEU, Tomaz. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
WOOLF, Virgínia. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre: L&PM, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Carolina Acom, Joana Bosak 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".