Ensino de moda no Brasil: entre rastros e ecos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630622022e0233

Palavras-chave:

Colóquio de Moda, Ensino Superior, Fórum das Escolas de Moda

Resumo

Através das memórias das professoras Dra. Maria de Fátima Mattos (CUML) e Dra. Mara Rúbia Sant’Anna (UDESC), a entrevista conta a história do Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires e a criação do Grupo de Trabalho “Educação: teoria e prática em Moda”, ações que ocorrem durante a programação do Colóquio de Moda. O objetivo é documentar o papel do Fórum e do GT frente às transformações nacionais ocorridas nas diretrizes de formação dos cursos superiores de moda e identificar as potencialidades de ambos para mudanças curriculares emergentes, acompanhando as problematizações apresentadas nas pesquisas durante a realização do 1º Encontro de GTs, que se referem principalmente à inclusão das diversidades e o uso de novas tecnologias no ensino.

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Biografia do Autor

Milena Mayuri Pellegrino Ogushi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia Social e Cultura no PPGP/UFSC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Possui especialização em Políticas Sociais e demandas familiares pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015). As áreas de interesse são Moda, Arte, Processos de criação, Psicologia Social, Estética e Ensino Superior.

Felipe Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de Histórias Entrecruzadas de Subjetividades, Gênero e Poder. Bacharel em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, p. 223.

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

OGUSHI, M. M. P.; FONSECA, F. Ensino de moda no Brasil: entre rastros e ecos . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1-11, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e0233. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20233. Acesso em: 28 jun. 2022.