Entre hilos y tiempo: La recreación de un sujetador de 1925

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630832024e6080

Palabras clave:

indumentaria feminina, indumentaria – historia, indumentaria – patronaje

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo recrear un sujetador, fechado entre 1925 y 1930, a partir de una investigación cualitativa basada en registros bibliográficos (libros, artículos académicos, tesis y disertaciones), periódicos, catálogos de la época e iconografía, además de bibliografía especializada que aborda técnicas de confección (de patronaje y costura) de ropa interior. Sin embargo, su fuente principal es el estudio de una prenda original perteneciente a la colección del Museo del Traje de Lisboa. Cabe destacar la importancia del estudio de prendas originales en las colecciones, que permiten la recreación no solo de la parte estética, en términos de forma y modelado, sino también de los aspectos de confección de los trajes históricos. Este trabajo se distingue por presentar también los patrones de las piezas y un paso a paso de su confección, con el fin de contribuir como fuente de información para estudiantes, investigadores y otros profesionales del área, especialmente para aquellos relacionados con el oficio de la creación de trajes de escena para diversos tipos de espectáculos.

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Biografía del autor/a

Regina Célia Rodrigues de Almeida, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. Pós-Graduada em Gestão do Design da Indústria da Moda pela Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf. Formação Técnica em Vestuário pela Escola SENAI Francisco Matarazzo. Mestranda no programa Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo na linha de pesquisa em Projeto Têxtil e Moda. Atualmente compõem o corpo docente da Escola SENAI Francisco Matarazzo nos cursos Técnico de Vestuário, Formação Inicial Continuada e o curso superior de Tecnologia em Produção do Vestuário.

Fausto Roberto Viana, Universidade de São Paulo

Professor, pesquisador, cenógrafo, figurista e museólogo. É bacharel em artes cênicas com habilitação em cenografia(1992) pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo- CAC ECA USP. Tem mestrado em Artes (2000) e em Têxtil e Moda (2015) pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro doutoramento foi em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004) e o segundo em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2010). Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. 

Isabel Cristina Italiano, Universidade de São Paulo

Professora (livre docente) e pesquisadora em Têxtil e Moda - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (graduação e pós). Interesse nas áreas de desenvolvimento de TRAJES HISTÓRICOS e ATUAIS (pesquisa, modelagem e confecção), ALFAIATARIA HISTÓRICA e ATUAL (pesquisa, modelagem e confecção) e TRAJES DE CENA (modelagem e confecção de trajes de cena para exposições, teatro, cinema, televisão e dança). Realiza pesquisa, também, em área interdisciplinar, no desenvolvimento de produtos inovadores de TECNOLOGIA voltados para a área do vestuário (e-TEXTILES e WEARABLES).

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Publicado

2024-10-18

Cómo citar

ALMEIDA, Regina Célia Rodrigues de; VIANA, Fausto Roberto; ITALIANO, Isabel Cristina. Entre hilos y tiempo: La recreación de un sujetador de 1925. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/25944630832024e6080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26080. Acesso em: 21 dic. 2024.

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