Intervenção pedagógica em modelagem: construindo a base do corpo feminino sob um novo olhar

Autores

  • Káritha Bernardo de Macedo Macedo Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar, R. Adriano Korman, 456, Bela Vista, 89110-971 Gaspar - SC; Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, 1907, Av. Me. Benvenuta - Itacorubi, 88035-901, Florianópolis - SC, Brasil.
  • Andressa Schneider Alves Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar, R. Adriano Korman, 456, Bela Vista, 89110-971 Gaspar - SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630312019060

Resumo

Este trabalho refere-se à intervenção pedagógica realizada na unidade curricular “Modelagem”, com carga de 80h, da 7a fase (turma V7) do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Vestuário, do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Gaspar. Com a intervenção, espera-se apresentar alternativas e aprimoramentos para o estado atual da referida unidade curricular. Assim, o objetivo foi capacitar as alunas a compreender o processo de planificação do corpo feminino, e a construírem a base do corpo feminino tomando suas medidas individuais como parâmetro, a fim de obter uma base de modelagem com encaixe adequado e anatômico. Para tanto, aplicou-se um projeto de quatro etapas, distribuídas em três encontros de quatro horas cada: 1) Apresentação expositiva e visual sobre os conceitos iniciais da modelagem; 2) Tirar medidas do corpo humano (do colega); 3) Moulage da base do corpo feminino utilizando manequim; 4) Construção da base do corpo feminino a partir das técnicas de modelagem plana. Notou-se que os exercícios das etapas 1, 2 e 3 foram constantemente acessados para possibilitar a compreensão da construção da modelagem plana, de forma que a experiência se provou muito útil.

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Biografia do Autor

Káritha Bernardo de Macedo Macedo, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar, R. Adriano Korman, 456, Bela Vista, 89110-971 Gaspar - SC; Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, 1907, Av. Me. Benvenuta - Itacorubi, 88035-901, Florianópolis - SC, Brasil.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), graduação em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014) com bolsa CAPES, doutoranda em Artes Visuais, Linha Ensino de Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC, campus Gaspar, na área de vestuário desde 2015, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda dessa instituição em 2017. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Moda e Tecnologia, do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina; e do Grupo de Pesquisa Moda e Sociedade da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Andressa Schneider Alves, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar, R. Adriano Korman, 456, Bela Vista, 89110-971 Gaspar - SC

Andressa Schneider Alves é doutora em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Também é mestre em Design pela mesma universidade (UFRGS - 2010). Bacharel em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Desde 2010 é professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com experiência docente no ensino de qualificação profissional, técnico e superior.

 

Referências

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Publicado

2019-11-26

Como Citar

MACEDO, Káritha Bernardo de Macedo; ALVES, Andressa Schneider. Intervenção pedagógica em modelagem: construindo a base do corpo feminino sob um novo olhar. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 060–073, 2019. DOI: 10.5965/25944630312019060. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14308. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Aberturas Transversais