O Tailleur Parisiense de 1911, marco do traje social feminino no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630912025e5538

Palavras-chave:

vestuário feminino, vestuário – história, vestuário - Modelagem

Resumo

O Catálogo geral da loja Au Palais Royal 1911-1912, estabelecida em São Paulo para atender ao bom gosto dos clientes afrancesados da elite paulista cafeeira, apresentou às suas clientes o Tailleur Parisiense, um traje com silhueta bem definida que marcou a imagem da mulher no início do século 20, antes da eclosão da Primeira Guerra. O artigo propõe a pesquisa e recriação de um traje, dentro da temática do estudo de trajes históricos. O estudo segue o sistema de trabalho proposto por Italiano e Viana (2024), que parte de estudos historiográficos, passa pela análise de registros iconográficos, buscas em manuais de modelagem e confecção do mesmo período para embasar as etapas de recriação histórica. Como resultado, espera-se que o estudo possa contribuir para ampliar o conhecimento na área, oferecendo material relevante para estudantes, figurinistas e outros pesquisadores e profissionais do setor de vestuário, servindo como referência tanto para a criação de trajes atuais quanto históricos, destinados a exposições ou produções artísticas. Outras fontes importantes são Bonadio (2007), Boucher (2010) e Butterick (1911).

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Biografia do Autor

Perciliana Maia Pereira, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Pós-graduanda na Universidade de São Paulo - EACH - em Têxtil e Moda; pós-graduação em Gestão de Negócios da Indústria da Moda pela Faculdade de Tecnologia SENAI - Antoine Skaf (2012), graduação em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2008). Atualmente é instrutora de formação profissional na escola SENAI Francisco Matarazzo, ministrando aulas para os cursos de: Aprendizagem Industrial e Técnico do Vestuário.

Fausto Viana, Universidade de São Paulo

Fausto Viana é professor, pesquisador, cenógrafo, figurista e museólogo. É bacharel em artes cênicas com habilitação em cenografia(1992) pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo- CAC ECA USP. Tem mestrado em Artes (2000) e em Têxtil e Moda (2015) pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro doutoramento foi em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004) e o segundo em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2010). Fez seu primeiro pós-doutoramento em conservação de têxteis no Museu Nacional do Traje em Lisboa, Portugal e o segundo em moda, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes e Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, figurino, caracterização, cenografia, conservação e restauro de trajes. É associado da Cooperativa Paulista de Teatro; da Oistat, Organização Internacional dos cenógrafos, técnicos e arquitetos de teatro; da ABEPEM, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda e da Association of Dress Historians, do Reino Unido.

Isabel Cristina Italiano, Universidade de São Paulo

Professora (livre docente) e pesquisadora em Têxtil e Moda - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (graduação e pós). Interesse nas áreas de desenvolvimento de TRAJES HISTÓRICOS e ATUAIS (pesquisa, modelagem e confecção), ALFAIATARIA HISTÓRICA e ATUAL (pesquisa, modelagem e confecção) e TRAJES DE CENA (modelagem e confecção de trajes de cena para exposições, teatro, cinema, televisão e dança). Realiza pesquisa, também, em área interdisciplinar, no desenvolvimento de produtos inovadores de TECNOLOGIA voltados para a área do vestuário (e-TEXTILES e WEARABLES). 

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Publicado

18-02-2025

Como Citar

MAIA PEREIRA, Perciliana; VIANA, Fausto; ITALIANO, Isabel Cristina. O Tailleur Parisiense de 1911, marco do traje social feminino no Brasil. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5965/25944630912025e5538. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25538. Acesso em: 30 mar. 2025.