Editorial: Ensino das Artes Visuais na Atualidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4997

Keywords:

visual arts, college education, fashion design

Abstract

Apresentação do Editorial do Dossiê 14

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mara Rúbia Sant'Anna, Santa Catarina State University

Doutora em História (UFRGS, 2005). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor permanente do PPGAV da mesma instituição. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8949042412277782. E-mail mara.santanna@udesc.br

Anelise Zimmermann, Santa Catarina State University

Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), com bolsa CNPq de Doutorado Sanduíche na University of the Arts London/UAL, Reino Unido, com estudos voltados ao ensino do desenho por abordagens interdisciplinares. É professora na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC na Graduação em Design e Pós-Graduação em Artes Visuais. É integrante dos Grupos de Pesquisa: Entre Paisagens/UDESC; RIDE, Rede Internacional de Design/Educação/UFPE; e LITERALISE/UFSC. Possui Mestrado em Artes Visuais (UDESC, 2008) e Graduação em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual (UFSM, 2001).

References

Unidade 1:

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa; Hillesheim, Giovana e BORN, Rodrigo. Objetos para o Ensino de Arte: reflexões a partir de três estudos. In: Anais do 29a. Encontro Nacional da Associação dos Pesquisadores em Artes Plásticas. RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso; ROCHA, Cleomar (Orgs.) Goiânia: Anpap, 2020, Disponível em https://www.anpap.org.br/anais/2020/pdf/Giovana_Darolt_Hillesheim__Maria_Cristina_da_Rosa_Fonseca_da_Silva_e_Rodrigo_Montandon_Born_ANPAP_2020_ArtigoFinal-198.pdf

GALEANO, Eduardo. A mamãe desprezada. In: De Pernas pro Ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 1999. 384p. Disponível em: <https://doceru.com/doc/xcnene>

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.

HILLESHEIM, G. B. D., da SILVA, M. C. da R. F., & MAKOWIEKY, S. (2013). Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores. ARS (São Paulo), 11(21), 62-79. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Fleur de Marie. In MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família. Disponível em: <https://www.academia.edu/33983261/A_Sagrada_Familia_Karl_Marx>

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Disponível em:

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A arte e a divisão do trabalho, páginas 53 a 55. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. Disponível em: <https://www.academia.edu/41268473/MARX_e_ENGELS_Sobre_Literatura_e_Arte>

LAVOURA, Tiago N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, p. 04-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044

LEITÃO, Juliana Oliveira. A especificidade do ensino de Arte na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 2019. 93f. Disponível em leitao_jo_me_arafcl.pdf (unesp.br)

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia histórico-crítica. In: Revista Binacional Brasil- Argentina. ISSN 23161205. Vitória da Conquista V. 3 nº 02 p. 11 a 36 Dezembro/2014. Disponível Microsoft Word - 2Art1_rbba_Saviane.doc (usp.br)

SANTOS, V. F. D.; MESSEDER NETO, H. da S. O que queremos ensinar é mesmo clássico?: Veredas para pensar a seleção de conteúdos na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, p. 1-22, 2023. DOI:10.20396/rho.v23i00.8666647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666647 . Acesso em: 27 abr. 2023.

SCHLICHTA, Consuelo. Os Conteúdos Escolares de Arte à luz da Pedagogia Histórico-Crítica: por que os clássicos na escola? Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 18, v.23, n. 54, p. 54 - 70, 2021. Disponível em Vista do OS CONTEÚDOS ESCOLARES DE ARTE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: POR QUE OS CLÁSSICOS NA ESCOLA? (ufes.br)

Unidade II:

A PESQUISA em desenho. In: O DESENHO conectando conhecimentos. Produção de Anelise Zimmermann. Florianópolis: Editora UDESC, 2018. 20 min, son., color. legendado. Episódio 01. Disponível em: https://www.pesquisaemdesenho.com/episodio-1. Acesso em: 24 abr. 2023.

CARVAJAL, Milka Lorena Plaza. Possibilidades de articulação entre o visual e o verbal em uma experiência de educação não formal. 119 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2014.

COUTINHO, S. G.; FERREIRA, E. S. S. ; DARRAS, B. ; MIRANDA, E. R. . Children's processes of drawing from memory: a trans-cultural study in France and Barzil. International Journal of Education Through Art, v. 4, p. 57-73, 2008. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/eta.4.1.57_1

FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia University, 2011, p. 21-25. Disponível em: https://www.academia.edu/2938948/Thinking_through_Drawing_Practice_into_Knowledge_2011

MIRANDA, Eva Rolim ; COUTINHO, S. G. . Estrela do céu e estrela do mar: um experimento com desenhos de memória e estimulação da imagem mental. Infodesign (SBDI), v. 3, p. 40-48, 2006. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/24

COUTINHO, Solange Galvão. Design da Informação para Educação. InfoDesign Revista Brasileira de Design da Informação 3 – 1/2 [2006], 49-60. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/27

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

NICOLAU COLL, Agusté; SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória Mendonça de. Educação e transdisciplinaridade II. Brasília, DF: Unesco; São Paulo: USP, Escola do Futuro, 2002.

NOVAES, Maristela Abadia Fernandes. Caminho das pedras: Uma ressignificação do olhar e da experiência no processo de construção de roupas. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2763

NUNES, Sandra Conceição. Inter-relações entre linguagens no ensino de arte. 2010 197 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2010 Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006b/00006baf.pdf

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando. A Formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2005.

OLEQUES, Liane C.. Desenho e escrita: características na produção gráfica de duas crianças com Síndrome de Down.. Revista Educação Especial (UFSM), v. 29, p. 41-52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18141

OLEQUES, Liane. P. Imagem e palavra: análise do desenho infantil num contexto de surdez. In: Maria Lúcia Batezat Duarte; Mari Ines Piekas. (Org.). Desenho infantil em pesquisa: imagens visuais e táteis. 22ed. Curitica: INSIGHT, 2011, v. 1, p. 93-112.

OLEQUES, Liane. P. Desenho infantil e o Ensino de Artes Visuais: desenhando com crianças com deficiência intelectual. In: Revista GEArte. Porto Alegre, 2019, v. 6, n. 3, p. 564-581. Disponível em: file:///Users/anelisezimmermann/Downloads/Desenho_infantil_e_o_Ensino_de_Artes_Visuais_desen.pdf

OLEQUES, Liane. P. Aprendendo a Desenhar: Possibilidades de Ensino para Crianças com Deficiência Intelectual. Curitiba: Appris, 2023.

SANT'ANNA, Mara Rúbia; COSTA, Sandra Emília; MACCARI, Eloisa Maria; SANCHEZ, Leonardo. Olhar, sentir e fazer. Coleção: Saberes Sensíveis e as artes: ensino, provocações e autonomia. Vol. 2. Florianópolis: UDESC, 2022.

SELL DUARTE PILLOTTO, Silvia. EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 113-127, mar. 2008. ISSN 1981-9943. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/683>. Acesso em: 09 ago. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n2p113-127.

PERES, Annabel Cristini Feijó. Trilhando os caminhos da transdisciplinaridade: uma experiência de ser-sendo. São Paulo: Laborciência, 2007.

PILOTTO, S. S. D.; BOHN, L. R. D. (Orgs.). Arte/educação: ensinar e aprender no ensino básico. Joinville: Editora Univille, 2014.

ZIMMERMANN, A.; FREITAS, N. K. O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. Perspectiva (UFSC), v. 36, p. 137-150, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-54732018000100137&lng=pt&nrm=iso

ZIMMERMANN, A.; OLIVEIRA, S. R. R. E. . Ilustrações de livros infantis no ensino de artes. In: I Congresso Educação, Arte e Cultura, 2007, Santa Maria. I Congresso Educação, Arte e Cultura. Santa Maria: UFMS, 2007. v. 1. p. 1-13. Disponível em: https://www.academia.edu/6406851/Ilustrac_o_es_de_Livros_Infantis_no_Ensino_de_Arte

ZIMMERMANN, A.. Explorando as Ilustrações de Livros Infantis: suas possíveis leituras. In: 1º Seminário Leituras de Imagens para a Educação: Múltiplas Mídias. Florianópolis: UDESC, 2008. v. 1. p. 1-9. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/5925/Explorando_as_Ilustra__es_de_Livros_Infantis_suas_poss_veis_leituras_15505098693645_5925.pdf

ZIMMERMANN, A.; FARTHING, S. Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18418.

Filmografia e material audiovisual

Filme: O jovem Karl Marx. Disponível em: <https://vimeo.com/236264929>

Vídeos: Sobre as revoluções de 1848. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jwAUBiNMfYk> ;

<https://www.youtube.com/watch?v=Oq0tdsQtlRw>

Published

2024-02-01

How to Cite

SANT’ANNA, Mara Rúbia; ZIMMERMANN, Anelise. Editorial: Ensino das Artes Visuais na Atualidade. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–9, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4997. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24997. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>