Maquiagem e Moda

disrupturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630522021209

Palavras-chave:

Maquiagem, Moda, Formação Acadêmica

Resumo

Este artigo trata da maquiagem, interpretada como fenômeno do sistema de moda e entabula conexões com a formação oferecida aos profissionais deste sistema. A discussão se iniciou com o sentido da aparência na vida dos sujeitos-moda, destacando a participação da maquiagem na construção imagética pessoal. Delimitada a pertinência do tema ao conceito filosófico da moda, considerou-se a presença da maquiagem e seus desdobramentos na formação do Bacharel em Moda da UDESC. Foram cotejadas as características da maquiagem na composição do sujeito-moda e inúmeras aplicações criativas e educacionais, de caráter experimental e sensível, que se concretizaram por meio de elaborações práticas e teóricas em outros campos formativos. A reflexão desta pesquisa identificou que os saberes presentes na formação em Moda são transversais e complementares aos conhecimentos em torno da maquiagem, assim como apontou usos inventivos e disruptivos da maquiagem.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História (UFRGS, 2005), Realizou pós-doutoramento em História (Université de Strasbourg/FR, 2011) e em Artes Visuais (UFRJ, 2017). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Ceolin, M. M. L., & Sant’Anna, M. R. (2021). Maquiagem e Moda: disrupturas. Revista De Ensino Em Artes, Moda E Design, 5(2), 209-223. https://doi.org/10.5965/25944630522021209