Maquiagem e Moda

disrupturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630522021209

Palavras-chave:

Maquiagem, Moda, Formação Acadêmica

Resumo

Este artigo trata da maquiagem, interpretada como fenômeno do sistema de moda e entabula conexões com a formação oferecida aos profissionais deste sistema. A discussão se iniciou com o sentido da aparência na vida dos sujeitos-moda, destacando a participação da maquiagem na construção imagética pessoal. Delimitada a pertinência do tema ao conceito filosófico da moda, considerou-se a presença da maquiagem e seus desdobramentos na formação do Bacharel em Moda da UDESC. Foram cotejadas as características da maquiagem na composição do sujeito-moda e inúmeras aplicações criativas e educacionais, de caráter experimental e sensível, que se concretizaram por meio de elaborações práticas e teóricas em outros campos formativos. A reflexão desta pesquisa identificou que os saberes presentes na formação em Moda são transversais e complementares aos conhecimentos em torno da maquiagem, assim como apontou usos inventivos e disruptivos da maquiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História (UFRGS, 2005), Realizou pós-doutoramento em História (Université de Strasbourg/FR, 2011) e em Artes Visuais (UFRJ, 2017). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

ADVERSE, A. O. ARTE & MODA EM BELO HORIZONTE: EXISTÊNCIA ESTÉTICA & REINVENÇÃO DOS MODOS DE VIDA. 2019. Diálogos entre moda, arte e cultura 2 [recurso eletrônico] / Organizadora Natalia Colombo. – Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. – (Diálogos entre Moda, Arte e Cultura; v. 2)

BERTOLOTTI, Elisângela; MEDEIROS, Rosângela Fachel de. PASSA DEMAQUILANTE NO TEU PRECONCEITO: TUTORIAIS DE MAQUIAGEM COMO PERFORMANCE QUEER NO YOUTUBE. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 151-176, jun. 2019. ISSN 2594-9004.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo Machado. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.

Claro, M. (2001). Sobre o desenho e design. Pós. Revista Do Programa De PósGraduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, (10), 92-110.

COSTA, Gustavo Santana Xavier. O ensino da narrativa por meio da maquiagem.

[44] f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de

Brasília, Brasília, 2011

FONSECA, Felipe; SOUZA, Natália Régis de; SANT'ANNA, Mara Rúbia. O ensino do desenho na formação de criadores em Moda no século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN E MODA, 6., 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Unisinos, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1SnCgUUTPudWTNjFeFzvEoGqRaFRnngpj.

Acesso em: 20 jul. 2020.

GREGOLIN, M. R. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades.

Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, 4, n. 11, nov. 2007a, p.11-25.

JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitária,

MACHADO, Jorge Alberto S.. Ativismo em rede e conexões identitárias: novas

perspectivas para movimentos sociais. Sociologias, Porto Alegre, v. 18, n. 9, p. 248-

, jul. 2007. Semestral. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/5657/3256. Acesso em: 07 ago. 2020.

MACHADO, M. M. . Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar

um currículo em arte. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 8, p. 17, 2012.

MAFFESOLI, M. "A terra fértil do cotidiano." Revista Famecos - Midia, Cultura e

Tecnologia, no. 36, 2008, p. 5+. Gale OneFile: Informe Académico. Acesso em: 01

ago. 2020.

MAFFESOLI, M. 1996. No fundo das aparências. Rio de Janeiro, Vozes, 350 p.

MATOS, Eliane Braganca de. Resistência à maquiagem: práticas cotidianas e não

consumo. 2013. 261 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração, Ufmg, Belo

Horizonte, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F6HD7. Acesso

em: 03 ago. 2020.

NUNES, Lilian Do Amaral. Corpo Poético: Uma Cartografia do Lugar. In: Maria

Beatriz Medeiros. (Org.). Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da

Universidade de Brasília, 2007, v. , p. 49-62.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes,

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo:

Hacker Editores, 2004.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de Moda: sociedade, imagem e consumo. 2a ed. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, Editora LTDA, 2009.

SCHNEIDER, Estela Maris; REIS, Mariana. Tendência do mercado da

maquiagem: conceito da arte e da tecnologia. [2010]. TCC (graduação em

Cosmetologia e Estética) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú,

SOUZA, Jesus Fernando Vivas de. A maquiagem no processo de construção do

personagem. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de

teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

TOURÃO, Arthur Manuel Cavalcante. Pinturas faciais, memórias e processos

criativos: construindo uma pesquisa em arte utilizando fotografia e maquiagem.

191 f. TCC (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes,

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Reforma Curricular do Curso de

Bacharelado em Moda. Santa Catarina, 2016.2. Disponível em:

https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/325/Bacherelado_Moda_2016_2___Aprova

do_CONSEPE___CONSADE__CONSUNE_14997940118182_325.pdf. Acesso em: 01

ago. 2020.

Sites:

ABIHPEC. SEBRAE. Caderno de Tendências 2019-2020. 2018. Disponível em:

https://abihpec.org.br/publicacao/caderno-de-tendencias-2019-2020/. Acesso em:

/05/2020.

BOND, Letycia. Mercado ilegal de produtos dá prejuízo de R$291,4 bi para o Brasil.

Agência Brasil, 2020. Disponível em:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/mercado-ilegal-deprodutos-da-prejuizo-de-r-2914-bi-para-o-brasil. Acesso em: 27/06/2020

BUSINESS Wire. 2015. Disponível em:

http://www.businesswire.com/news/home/20150727005524/en/Research-MarketsGlobal-Cosmetics-Market-2015-2020-Market. Acesso em: 20/04/2020.

Portal Educação. Educação Estética. s.d. Disponível em:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fonoaudiologia/educacaoestetica/42651#:~:text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Est%C3%A9tica%20apresenta

%20um,sensorial%20e%20cultural%20do%20indiv%C3%ADduo. Acesso em: 27/08/2020.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

CEOLIN, Maria Manoela Lampert; SANT’ANNA, Mara Rúbia. Maquiagem e Moda: disrupturas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 209–223, 2021. DOI: 10.5965/25944630522021209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/19400. Acesso em: 7 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>