A disciplina dos corpos na cena contemporânea

Autores/as

  • Débora Matiuzzi Pacheco Saccol

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312909112014001

Palabras clave:

corpo, disciplina, dança, teatro

Resumen

O artigo apresenta reflexões acerca de aspectos presentes na ideia de disciplina dos corpos que atuam na cena contemporânea. Especialmente dentro do campo de estudo da dança e do teatro, as reflexões aqui feitas comentam sobre o modo como os corpos, outrora voltados à representação de movimentações codificadas, encontram-se, no panorama da arte cênica contemporânea, no papel de produtores de pensamento/movimento. São realizados aqui breves apontamentos acerca de características da proposta do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham e do estudioso de teatro alemão Hans-Thies LEHMAN, em suas abordagens do problema da representação. Este artigo utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, tomando como referência estudos realizados pelos autores Alain Badiou, Soraia Maria Silva, Gícia Amorim e Bergson Queiroz, os quais guiam essa partilha de reflexões em relação à disciplina que se faz presente no corpo do artista cênico contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-06-06

Cómo citar

SACCOL, Débora Matiuzzi Pacheco. A disciplina dos corpos na cena contemporânea. DAPesquisa, Florianópolis, v. 9, n. 11, p. 001–010, 2014. DOI: 10.5965/1808312909112014001. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8171. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.