Beirando as margens

percepções de pessoas com deficiência sobre atuação profissional em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0014

Palavras-chave:

Exclusão social na arte, Dança para pessoas com deficiência, Dançarinos com deficiência, Educação inclusiva

Resumo

Este estudo propõe investigar como pessoas com deficiência, estudantes de dança no contexto do ensino não-formal, percebem o campo de atuação artística profissional em dança como uma possibilidade para seus corpos. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, com uso de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados foram discutidos adotando-se o conceito de Umwelt, proposto por Jacob von Uexkull, enfatizando as percepções próprias dos sujeitos participantes do estudo sobre a inclusão de seus corpos, considerados fora da norma, na produção artística da dança. Os resultados indicaram que a percepção sobre atuação profissional em dança é vinculada a modelos de corpo e dança de pessoas sem deficiência.

 

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Biografia do Autor

Andréa Lúcia Sério Bertoldi, Universidade Estadual do Paraná - campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná - FAP.

Professora Adjunta do Curso de Bacarelado e Licenciatra em Dança e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Artes PPGARTES - da Universidade Estadual do Paraná e do Programa de Mestrado Profissional em Educação INclusiva - PROFEI; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Dança - Linha Mediações Educacionais em Dança.

Matheus dos Anjos Margueritte, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná.

Pesquisador bolsista da Fundação Araucária no Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná - Unespar; Colaborador do Grupo de Pesquisa em Dança da Unespar.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

BERTOLDI, Andréa Lúcia Sério; MARGUERITTE, Matheus dos Anjos. Beirando as margens: percepções de pessoas com deficiência sobre atuação profissional em dança . DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–16, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18556. Acesso em: 22 dez. 2024.