A disciplina dos corpos na cena contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014001Keywords:
corpo, disciplina, dança, teatroAbstract
O artigo apresenta reflexões acerca de aspectos presentes na ideia de disciplina dos corpos que atuam na cena contemporânea. Especialmente dentro do campo de estudo da dança e do teatro, as reflexões aqui feitas comentam sobre o modo como os corpos, outrora voltados à representação de movimentações codificadas, encontram-se, no panorama da arte cênica contemporânea, no papel de produtores de pensamento/movimento. São realizados aqui breves apontamentos acerca de características da proposta do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham e do estudioso de teatro alemão Hans-Thies LEHMAN, em suas abordagens do problema da representação. Este artigo utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, tomando como referência estudos realizados pelos autores Alain Badiou, Soraia Maria Silva, Gícia Amorim e Bergson Queiroz, os quais guiam essa partilha de reflexões em relação à disciplina que se faz presente no corpo do artista cênico contemporâneo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.