A disciplina dos corpos na cena contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014001Palavras-chave:
corpo, disciplina, dança, teatroResumo
O artigo apresenta reflexões acerca de aspectos presentes na ideia de disciplina dos corpos que atuam na cena contemporânea. Especialmente dentro do campo de estudo da dança e do teatro, as reflexões aqui feitas comentam sobre o modo como os corpos, outrora voltados à representação de movimentações codificadas, encontram-se, no panorama da arte cênica contemporânea, no papel de produtores de pensamento/movimento. São realizados aqui breves apontamentos acerca de características da proposta do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham e do estudioso de teatro alemão Hans-Thies LEHMAN, em suas abordagens do problema da representação. Este artigo utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, tomando como referência estudos realizados pelos autores Alain Badiou, Soraia Maria Silva, Gícia Amorim e Bergson Queiroz, os quais guiam essa partilha de reflexões em relação à disciplina que se faz presente no corpo do artista cênico contemporâneo.Downloads
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Copyright (c) 2014 Débora Matiuzzi Pacheco Saccol

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