Efeitos do tratamento hidrocinesioterapêutico na dinâmica da marcha de indivíduo com fratura da diáfise tibial.

Autores

  • Aline Faquin
  • Micheline Henrique Araújo da Luz Koerich Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v10i1.7699

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da hidrocinesioterapia sobre as variáveis dinâmicas e espaço-temporais e morfologia da curva da força vertical de reação do solo da marcha de indivíduo com fratura tibial, comparando valores entre o lado lesado e não lesado e antes, no intermédio e após o tratamento. Participou da pesquisa experimental um homem, 55 anos, 1,49m, 51kg. Realizou-se: avaliação clínica e aquisição de dados dinâmicos da marcha, utilizando esteira ergométrica instrumentalizada Kistler-Gaitway, nas velocidades de 3,5 km/h e 4,0km/h, com aquisição de 12s em 300Hz. O sujeito foi submetido a 20 sessões de hidroterapia, de 60 minutos cada, 5 vezes semanais, compostas de alongamento, mobilização, fortalecimento muscular, treino proprioceptivo e de marcha sub-aquática. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, teste “t” de Student e ANOVA- One Way, para p ≤ 0,05. Na comparação entre os lados, o segundo pico de força, tempo de apoio simples e comprimento do passo foram significativamente inferiores no lado lesado. No início do tratamento, a morfologia da curva da componente vertical da força de reação do solo apresentava-se diferente de uma curva padrão da marcha, a partir de 70% do contato, que representa a fase de impulsão, com diferenças entre os picos de força. Ao final do tratamento os valores da variável segundo pico de força aumentaram e os índices de assimetria diminuíram para todas as variáveis, com a morfologia da curva apresentando formato mais homogêneo. O tratamento hidrocinesioterapêutico influenciou positivamente na reabilitação da marcha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Faquin

Fisioterapeuta - UDESC Pós-Graduação em Hidrocinesioterapia - FEPAR Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC Doutora em Biodinâmica do Movimento - USP

Micheline Henrique Araújo da Luz Koerich, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Fisioterapeuta - UDESC Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC Doutora em Enfermagem - UFSC

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

FAQUIN, Aline; KOERICH, Micheline Henrique Araújo da Luz. Efeitos do tratamento hidrocinesioterapêutico na dinâmica da marcha de indivíduo com fratura da diáfise tibial. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 28–41, 2016. DOI: 10.5965/cidea.v10i1.7699. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/7699. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos