CIÊNCIA ITINERANTE: relato de uma experiência de extensão em Colíder – MT

Autores

  • Graciela Silva Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v10i1.7010

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar algumas experiências de um projeto de divulgação científica, intitulado “Ciências em movimento: cultura científica em novos territórios” da Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto piloto foi realizado em 2012, na cidade de Colíder – MT através de oficinas, ministradas por graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas e Física, sob orientação dos docentes de Prática de Ensino desses cursos, que concomitantemente, ofereceram minicursos para os professores da Educação Básica. Houve a participação de 33 graduandos, 3 docentes do Ensino Superior, 220 estudantes do Ensino Fundamental, e 18 professores do ensino básico. As experiências do projeto piloto apontam para as principais potencialidades e limitações de um trabalho itinerante no estado de Mato Grosso, e a divulgação científica representou uma importante via para a formação de licenciados que vivenciaram e refletiram sobre experiências escolares na prática. Observou-se maior proximidade e interação entre a universidade e a escola, bem como da comunidade escolar com temas científicos.

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Biografia do Autor

Graciela Silva Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Doutora em Educação pela FEUSP.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

OLIVEIRA, Graciela Silva. CIÊNCIA ITINERANTE: relato de uma experiência de extensão em Colíder – MT. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 58–68, 2016. DOI: 10.5965/cidea.v10i1.7010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/7010. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências