DA UNIVERSIDADE À ESCOLA, DA ESCOLA À UNIVERSIDADE: Utilizando o software GeoGebra para o ensino de funções

Autores

  • Marília Zabel
  • Ivanete Zuchi Siple UDESC

Resumo

Apresentamos nesse trabalho uma experiência desenvolvida num projeto de extensão envolvendo professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC e professor e alunos de uma Escola Estadual de Joinville. Esse projeto tinha como objetivo principal a integração das tecnologias digitais no ensino de matemática, em especial, no ensino de funções afim e quadrática. Para isso, foram desenvolvidas atividades acerca desses conteúdos, utilizando o software GeoGebra, que foram aplicadas com alunos da escola em dois momentos. No primeiro momento, os alunos foram até a universidade e no segundo, a “universidade”, representada pelos participantes do projeto, foi até a escola. As atividades realizadas nesse projeto propiciaram aos alunos, além de divulgação e exploração dos laboratórios do curso de Licenciatura em Matemática, uma metodologia de ensino mediada pela tecnologia, evidenciando que a maioria dos alunos têm facilidade com a exploração dos recursos tecnológicos, mas apresentaram dificuldades inerentes ao conteúdo e outros desinteresse pela matemática.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

ZABEL, M.; SIPLE, I. Z. DA UNIVERSIDADE À ESCOLA, DA ESCOLA À UNIVERSIDADE: Utilizando o software GeoGebra para o ensino de funções. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 21-34, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4543. Acesso em: 27 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos