PROGRAMA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v8i1.4541Resumo
Critica-se muito o modelo tradicional de educação, e, cada vez mais, é necessário que as escolas adotem novas metodologias e que assumam novas práticas de ensino. Um novo paradigma educacional propõe desenvolver ações, junto às crianças e adolescentes, que ultrapassem as fronteiras da fragmentação do saber, transcendam o “conteudismo” conservador das práticas das salas de aula e propõe novos rumos pedagógicos inseridos em modelos epistemológicos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar com o universo. Além disso, o mundo contemporâneo traz desafios significativos na busca de novas tecnologias por meio das contextualizações, atualizações, ampliações e melhorias do fazer docente. A proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de trabalhar a partir de temas geradores e tendendo a interdisciplinaridade gerou a necessidade de meios de capacitação inicial e continuada de professores e de materiais didáticos em sintonia com esta proposta. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) salientam que as ciências são importantes na formação do cidadão. Porém, o conhecimento científico deve ser trabalhado em íntima relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. O Programa de Extensão Química na Educação trabalha esta relação e propõem ações dentro dos seus 3 (três) projetos: Química no Ensino Fundamental, Materiais Didático-pedagógicos para o Ensino de Química e Portal da Química. As ações visam tanto a formação continuada como a formação inicial de professores e, através do Portal, as ações dos projetos são divulgadas e compartilhadas.Downloads
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Publicado
2014-09-30
Como Citar
MENESTRINA, Tatiana Comiotto. PROGRAMA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 131–136, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i1.4541. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4541. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos