EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS NA SALA DE AULA, EM LAGES, SC

Autores

  • Márcia Regina Pfuetzenreiter Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias

Resumo

O curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina contribui com a comunidade por meio da implantação de uma ação de extensão na área de educação em saúde. Tal trabalho foi direcionado para crianças que cursam o ensino fundamental, em escolas municipais da cidade de Lages, Santa Catarina. O objetivo do projeto é integrar a Universidade com a comunidade na qual está inserida por meio de atividades educativas. O foco principal foi trabalhar as questões de atenção primária à saúde com crianças de comunidades de baixa renda, dirigindo especial atenção a crianças das séries iniciais do ensino fundamental na faixa etária de seis a doze anos. Seguindo este propósito, foram escolhidos temas não constam na grade curricular das turmas para trabalhar com as crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. O objetivo foi ensinar as crianças a importância de cuidados básicos para à promoção da saúde e qualidade de vida. As atividades foram planejadas de acordo com o ano escolar e a faixa etária. Foram utilizadas diversas estratégias de ensino, privilegiando as atividades lúdicas, por despertarem o interesse e facilitarem a aprendizagem. A prioridade da ação consistiu em despertar entre as crianças valores pertinentes à cidadania e estimular os acadêmicos participantes do projeto a reflexão sobre as questões socioculturais da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Pfuetzenreiter, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina. Trabalhou como pesquisadora na Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (EMPASC) (1984-1987). Desenvolve projetos de pesquisa e ações de extensão nas áreas de Educação e de Saúde Pública, com ênfase em Educação em Saúde. Também desenvolve projetos na área de Direito Animal. Atualmente cursa graduação em Direito pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

PFUETZENREITER, M. R. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS NA SALA DE AULA, EM LAGES, SC. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 49-62, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4540. Acesso em: 28 set. 2022.