A INFLUÊNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3237Resumo
A monitoria é uma atividade acadêmica e de apoio pedagógico que oportuniza o aperfeiçoamento de conhecimentos em determinada disciplina, soluciona dificuldades, melhora o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos e contribui na preparação do monitor para a docência. Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância da monitoria a partir da experiência como monitora nas disciplinas de Saúde Comunitária do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina, ênfase em Saúde Pública, e sua contribuição no processo formativo do acadêmico. Trata-se de um relato de experiência de monitoria das disciplinas de Enfermagem em Saúde Comunitária I, II e III, no período de janeiro de 2010 a julho de 2011, em que foram disponibilizadas, semanalmente, 12 horas de atenção aos acadêmicos da 1ª, 2ª e 3ª fase do Curso de Enfermagem. A bolsa de monitoria era paga pela própria instituição de ensino, a UDESC. Quanto aos resultados, aproximadamente eram atendidos 80 acadêmicos por semestre. A maior demanda concentrava-se nas vésperas de provas e no período de elaboração dos relatórios. A monitora auxiliava os acadêmicos na elaboração do ecomapa e no mapa inteligente. Auxiliavam-se os docentes na organização das aulas. Obteve-se crescimento pessoal e profissional, mediante as responsabilidades assumidas e a aquisição de novos conhecimentos, tornando-se gratificante a participação no processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Destaca-se que essa disciplina é importante para a formação de enfermeiros qualificados na Saúde Pública, tendo o monitor papel fundamental nessa preparação profissional.Downloads
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Publicado
2013-12-31
Como Citar
KESSLER, Marciane; KREUTZ ERDTMANN, Berbadette. A INFLUÊNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3237. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3237. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências