ENRAIZANDO SABERES

O uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica

Autores

  • Milena Evangelista dos Santos Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120901e174186

Palavras-chave:

Difusão científica., Plantas medicinais., Conhecimento., Etnobotânica., Quilombolas.

Resumo

Originada no pensamento científico e influenciada pelas ciências sociais, a comunicação científica é hoje um campo de pesquisa consolidado, que reflete a comunicação entre instituições e entre as culturas da ciência e da sociedade de modo geral. Diante disto, este artigo propõe apresentar o perfil do Instagram® “Enraizando Saberes UPE”, construído com finalidade de divulgação científica e extensão universitária. Os dados aqui apresentados são baseados nas métricas fornecidas pelo Instagram® e não envolveu o convite direto dos seguidores da página Enraizando Saberes UPE. Entre os meses de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024, o perfil compartilhou 82 publicações, sendo estas 75 posts no feed e 7 reels, totalizando 1.484 curtidas em publicações e 117 nos reels. Neste mesmo período o projeto obteve 239 comentários, 295 compartilhamentos e 67 salvamentos. O perfil alcançou o total de 325 seguidores em um período de um ano de atividade. No mês de fevereiro de 2024, o último de registro para publicação, o perfil dos seguidores era majoritariamente feminino (56,9%), com faixa etária predominante de 25 a 34 anos (41,1%), seguidos de 18 a 24 anos (29,9%) e 25 (21,8%). A experiência de divulgação científica através do perfil Enraizando Saberes na plataforma Instagram® foi considerada exitosa pelos pesquisadores. O perfil conseguiu transmitir informações antes restritas à academia de forma democrática ao público geral.

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Publicado

30-07-2025

Como Citar

EVANGELISTA DOS SANTOS, Milena. ENRAIZANDO SABERES: O uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.5965/259464120901e174186. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/26174. Acesso em: 3 set. 2025.