PROJETO DE EXTENSÃO “CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE” EM BRAGANÇA, PARÁ, AMAZÔNIA
estrutura, resultados, desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5965/2594641209022025e88101Palavras-chave:
Extensão, Bragança, UFPA, NEMResumo
O objetivo do presente trabalho é relatar as ações extensionistas do Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF) as quais asseguram o ingresso no ensino superior. O projeto de extensão CPPF objetiva proporcionar a democratização do acesso à educação superior aos jovens e adultos do município de Bragança e adjacências em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para os processos seletivos das Universidades/Institutos públicos. A perspectiva adotada pelo cursinho é a Freiriana a qual visa transformar socialmente a realidade dos alunos por meio da educação, promovendo assim o pensamento crítico acerca da importância da educação e da sua relação com a sociedade. Atualmente está vinculado ao edital de extensão “Eixo transversal” da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará, que financiou uma bolsa de extensão no período de agosto de 2018 a julho de 2020. Possui dois públicos-alvos, sendo os jovens e adultos de Bragança, em situação de vulnerabilidade social e com o principal foco serem preparados para terem um bom desempenho no Exame e estudantes dos cursos de Licenciatura que participara na função de docente. O projeto de extensão funciona desde 2007 com resultados expressivos nas aprovações em vestibulares. Em amostra dos anos de 2016 a 2018, aprovou quarenta e nove alunos, sendo dez referentes a turma do ano de 2016, vinte e sete da turma de 2017 e vinte e dois do ano de 2018. Esses números fazem referência a um percentual anual de pouco mais de 50% de aprovação por turma. Um dos principais desafios enfrentados pelo cursinho são as dificuldades de aprendizagem, principalmente, por parte dos discentes oriundos da educação básica pública. Há desafios em torno da aprendizagem dos alunos em preparação para o ENEM que precisam ser problematizados de forma conjunta com a Universidade e as escolas públicas para que o projeto de extensão se torne cada ano mais efetivo, pois possui grande importância em seus objetivos no contexto local, tanto no sentido da preparação e aprovação de alunos no ENEM, quanto espaço de prática pedagógica e didática dos alunos de graduação.
Downloads
Referências
COSTA, A. F. A pesquisa de terreno em sociologia. In SILVA, A.S. & PINTO, J.M.(orgs). Metodologia das Ciências Sociais. 16ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GLASER, M.; CABRAL, N.; RIBEIRO, A. (Orgs.). Gente, ambiente e pesquisa: manejo transdisciplinar no manguezal. Belém: NUMA/ UFPA, 2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Bragança - Panorama. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/braganca/panorama. Acesso em: 15 jul. 2024.
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Índice de desenvolvimento humano (IDH-M). 2000. Fonte: Acessado em 14.12.2010.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. Ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Atlas, 1991.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
OLIVEIRA, M. V. Trabalho e territorialidade no extrativismo de caranguejos em Pontinha de Bacuriteua, Bragança-Pará. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação em Biologia Ambiental). UFPA, 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA. Histórico de Bragança do Pará. Disponível em: <https://braganca.pa.gov.br/historico-de-braganca-do-para/>. Acesso em: 16 jul. 2024.
UFPA. Regimento geral da Universidade Federal do Pará. (2006).
UFPA. Histórico. Disponível em: <https://ufpa.br/historico/>. Acesso em: 16 jul. 2024.
UFPA. Campus Universitário de Bragança. In: Histórico. Disponível em: <https://www.campusbraganca.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74&Itemid=266>. Acesso em: 16 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


