MANUTENÇÃO DE ORDENHADEIRAS EM PROPRIEDADES FAMILIARES DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Loreno Egidio Taffarel UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i1.2463

Resumo

Os objetivos do trabalho foram: 1) mensurar nas propriedades, o funcionamento de 11 sistemas de ordenha, pela verificação de entradas de ar, frequências de pulsação e massagens por minuto, produção de vácuo e lubrificação da bomba de vácuo; 2) verificar o percentual de acertos para três questões de múltipla escolha: Quantas massagens por minuto as teteiras devem realizar para retirar o leite?; Qual a temperatura da água recomendada para a lavagem da ordenhadeira em detergente alcalino?; A cada quantas ordenhas é recomendado a troca das teteiras de borracha? Foram entrevistados 172 produtores, de ambos os sexos, num dia de campo da cooperativa Copagril, e tanto as propriedades como os produtores pesquisados pertencem a microrregião de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná. Nas mensurações das ordenhadeiras, observou-se que 55% possuíam entrada de ar no sistema, 64% com freqüência de ordenha por minuto acima do recomendado, 73% apresentaram vácuo mensurado abaixo da capacidade nominal da bomba e outros 9% apresentaram vácuo mensurado acima da capacidade nominal. Os percentuais de acertos para as três questões foram inferiores a 50%. Concluiu-se que a maioria dos produtores não realizam adequada manutenção das ordenhadeiras, e isto resulta em funcionamento inadequado das mesmas. As respostas as três perguntas revelaram que os produtores necessitam de mais informações técnicas e treinamentos a respeito do funcionamento, manutenção e ajustes de ordenhadeiras, tendo em vista a importância diária deste equipamento para realização de uma ordenha adequada e obtenção de leite com baixa contagem microbiológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loreno Egidio Taffarel, UNIOESTE

Médico Veterinário - UFSM Mestrado em Zootecnia - UNIOESTE Doutorando em Agronomia - UNIOESTE Consultor Sênior Projeto Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite-Oeste (UNIOESTE)

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

TAFFAREL, Loreno Egidio. MANUTENÇÃO DE ORDENHADEIRAS EM PROPRIEDADES FAMILIARES DO OESTE DO PARANÁ. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v6i1.2463. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2463. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos