Oficinas matemáticas e suas relações num contexto de extensão universitária

Autores

  • Elaine Poletti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) image/svg+xml
  • Talia Simões dos Santos Ximenes

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641208012024e3848

Palavras-chave:

extensão universitária, oficinas de matemática, jogos e brincadeiras

Resumo

O presente artigo tem o propósito de apresentar as relações que se estabeleceram com o desenvolvimento de oficinas de matemática, de estudo e abordagens lúdicas, realizadas junto de crianças do espaço Aldeia – Movimento Pró Cultura, uma organização da sociedade civil, em Limeira-SP, de cunho sociocultural. As oficinas foram desenvolvidas por estudantes de cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia, FT-UNICAMP, num contexto de atividades de extensão universitária. As atividades foram programadas com o intuito de atender demandas de crianças, com idade entre 7 e 12 anos, com dificuldades no trato da matemática, e passaram por diversas adaptações ao longo das oficinas, em virtude das respostas ao trabalho realizado. Os fatores que se sobressaíram desta experiência e as reflexões que se faz a respeito do trabalho realizado retratam um cenário de aprendizagem, de troca de saberes, de brincadeiras e de estabelecimento de relações firmadas entre a universidade e a sociedade.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

POLETTI, Elaine; TALIA SIMÕES DOS SANTOS XIMENES. Oficinas matemáticas e suas relações num contexto de extensão universitária. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/2594641208012024e3848. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23660. Acesso em: 31 out. 2024.