METODOLOGIA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA EM AMBIENTE DE TELEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • João Candido Bracarense UNIOESTE

Resumo

A presente proposta visa à construção de uma metodologia que valorize a matemática, defina os rumos da disciplina conforme procedimentos apontados nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná e sirva de estímulo favorável a aprendizagem por meio da construção de materiais didáticos científicos que apóiem professores e estudantes. Nesta perspectiva, considera-se o conceito de rede tecnológica na qual é feita uma proposição sobre a utilização das tecnologias especialmente com a utilização de computadores e, também, de recursos televisivos no sistema educacional brasileiro. Espera-se que isso permita uma aplicação dos conteúdos de forma dinâmica explorando a interdisciplinaridade com outras áreas. O conhecimento assim é construído de forma natural e significativa, atenuando o fator da aprendência. O professor modifica sua forma de lecionar e motiva seu aluno a uma nova maneira de aprender, com atividades teóricas, práticas, contando com troca de idéias ou de assessoria direta ou indireta para ampliar o processo de aprendizagem. A base desta metodologia está no fácil acesso à informação e ao material, a qualquer momento: na casa do estudante ou na escola, também como sugestão de reforço de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Candido Bracarense, UNIOESTE

Matemático pela UFPR, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC, com bolsa sandwich no Instituto Nacional de Ciências Aplicada (INSA) França. Professor de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desde 1990, tendo sido coordenador do curso de Matemática (2002/2006) e presidente da Comissão de Avaliação e Desempenho (Unioeste/CCET) de 2004/2009. Foi professor de várias Instituições de Ensino Superior, dentre elas, UFSC (1993) e PUC-PR (1987/1990). Consultor Ad hoc em diversas instituições brasileiras, públicas e privadas. Seus interesses de pesquisa relacionam-se nas áreas de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente Movimento CTS e Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica, Educação Matemática, Finanças, Modelagem Matemática, Pesquisa Operacional, Sistema de Informação e Teoria da Decisão. Líder do Grupo de Estudos Virtual - MADE - Matemática Aplicada à Decisão, desde 2004. Professor/Pesquisador/Extensionista no ensino de matemática, dentre outras áreas, para as pessoas com Deficiência Visual.

Downloads

Publicado

2009-12-11

Como Citar

BRACARENSE, J. C. METODOLOGIA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA EM AMBIENTE DE TELEMÁTICA – UM ESTUDO DE CASO DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1811. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos