CRIAÇÃO EFICIENTE DE BEZERRAS E NOVILHAS: FATOR ESSENCIAL À BOVINOCULTURA LEITEIRA

Autores

  • Rejane Herpich
  • Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto UNIOESTE
  • Leandro Francisco Basile
  • Eduardo Eustáquio Mesquita UNIOESTE
  • Jocélio dos Santos Araújo
  • Lenise Diana Neuhaus

Resumo

A sustentabilidade da atividade leiteira depende de adequado sistema de criação de bezerras e novilhas. Entretanto, por não proporcionar rentabilidade imediata ao produtor, esta fase de criação muitas vezes é negligenciada. A partir de visitas técnicas a pequenos produtores rurais da região de Marechal Cândido Rondon-PR, objetivou-se determinar os principais pontos críticos e metas a serem priorizadas, na criação de bezerras e novilhas e assim, favorecer o estabelecimento de um programa de desenvolvimento e sustentabilidade da atividade. Os trabalhos foram realizados em 100 propriedades familiares, onde o estabelecimento das necessidades quanto aos controles sanitários, nutricionais e manejo em geral foi efetuado a partir de questionário diagnóstico. Verificou-se como prioridade a implantação de escrituração zootécnica e identificação dos animais. Medidas sanitárias como desinfecção do umbigo e vacinação contra raiva animal, foram consideradas pontos críticos, uma vez que não são adequadamente utilizadas principalmente em propriedades onde a produção diária é inferior a 200 litros. Adequação nutricional específica ao desenvolvimento animal, bem como a implantação de banco de colostro, são medidas a serem implantadas. Conclui-se que o estabelecimento do programa de desenvolvimento rural é urgente e necessitará de envolvimento técnico e assessoramento continuado, no monitoramento dos pontos críticos aqui levantados. Palavras-chaves: Leite;Manejo;Pequenas propriedades;Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto, UNIOESTE

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - RJ, Residência em Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Jaboticabal - SP, Especialização em Bovinocultura Leiteira pela Universidade Federal de Lavras - MG, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria -RS, Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Câmpus de Jaboticabal e é Pós-doutoranda em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Câmpus de Botucatu. É professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Câmpus de Marechal Cândido Rondon. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Zootecnia, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinocultura leiteira, produção animal e agroecologia.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

HERPICH, R.; COSENDEY TOLEDO DE MELLO PEIXOTO, E.; BASILE, L. F.; MESQUITA, E. E.; DOS SANTOS ARAÚJO, J.; NEUHAUS, L. D. CRIAÇÃO EFICIENTE DE BEZERRAS E NOVILHAS: FATOR ESSENCIAL À BOVINOCULTURA LEITEIRA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1690. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos