PROJETO UNIVALI EM MOVIMENTO- EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

Autores

  • Rozana Aparecida Silveira Universidade do Vale de Itajai
  • Guilherme Freccia
  • Claudio de Souza
  • Leticia Luiz
  • Milena Machado

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464122231

Palavras-chave:

Educação Física, Lazer, Esporte, Saúde

Resumo

O objetivo do projeto de extensão Univali em Movimento é oferecer ações prático-reflexivas nas áreas do lazer, esporte e saúde, bem como oportunizar aos acadêmicos do curso de Educação Física da UNIVALI, a vivência de práticas pedagógicas do ser professor nas diferentes realidades do sistema de ensino atual. Submetidos a este objetivo, dois eixos orientam as ações extensionistas de acordo com seus objetivos específicos: 1. Práticas Corporais (Iniciação Desportiva Universal e Danças Urbanas) e 2. Educação para Saúde e Movimento (Skate na Escola). O presente trabalho se configura como uma pesquisa-ação, de cunho exploratório e com tratamento qualitativo dos dados. A identificação dos resultados alcançados e do impacto social foi verificada por meio de entrevistas, notas, fotos, vídeos e observações dos bolsistas em relação aos beneficiários diretos (alunos e participantes) e indiretos (professores e funcionários das escolas, pais e/ou responsáveis, acadêmicos, etc.) materializados em relatórios semanais em conjunto com fichamentos de livros e artigos orientados pelos professores do projeto, anexados nas atas de reuniões quinzenais. O projeto promoveu no ano corrente ações comunitárias que integram o alcance dos objetivos propostos inicialmente para os acadêmicos, para a comunidade, e para o curso, já que promove uma formação profissional baseada na práxis pedagógica com postura crítica pela cultura de movimento, tem como lócus preferencial e privilegiado a escola que é beneficiária direta e indireta, e compartilha a linha de pensamento do curso enquanto laboratório formativo profissional que estabelece a conexão corpo e movimento pela cultura corporal.

Biografia do Autor

Rozana Aparecida Silveira, Universidade do Vale de Itajai

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA na UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA (1985) e ESPECIALIZAÇÃO EM DANÇA na FACULDADE CASTELO BRANCO no RIO DE JANEIRO (1999). MESTRE EM CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO na UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA (2010). Atualmente ocupa o cargo de docente na graduação na UNIVALI do campus de Biguaçu com a disciplina de Pratica Docente: Projetos Integrados do 6 período, Estágio Supervisionado do 5 período, Educação Física Inclusiva, Dança em Ambientes Educacionais e Manifestações Rítmicas (24). Coordenadora do Projeto de Extensão Univali em Movimento e professora responsável pelo estágio supervisionado do curso de licenciatura no município de Biguaçu, SC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física e Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem motora, desenvolvimento motor, sexualidade, dança, desenvolvimento humano, gênero e corporeidade.

Referências

ANDRADE, Eliane N. Rap e Educação Rap é Educação. São Paulo: Summus, 1999.

ARMBRUST, Igor, ANTÔNIO, Ascânio Flávio. O Skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, Rio Claro, v.16 n.3 p.799-807, jul./set. 2010.

BETTI, M. Educação Física e Cultura Corporal de Movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Rev. da Educação Física. Maringá, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2008.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre, Magister, 1992.

BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003a.

______. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX, nº 48, p.69-89, agosto 2003b.

FREIRE, João Batista, SCAGLIA, Alcides. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Pedagogia do Futebol. Pedagogia do Futebol. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

GARCIA, Marcos Neira. Etnografando a prática do Skate: Elementos para o currículo da Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de 2014.

Greco, P.J. e Benda, N.R. (1998). Iniciação Esportiva Universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico, Volume I. Belo Horizonte: Editora UFMG.

HELENA, Lúcia Alvarez Leite, FELIPE, Paulo Lopes de Carvalho. Educação (de tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1205-1226, 2016.

JUSTINO, Maria José, A admirável complexidade da arte, In: ARAÚJO, Silvia Maria; BÓRIO, Elizabeth; CORDI, Cassiano et al. Para filosofar, São Paulo, Editora Scipione, 1999.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

MAGNANI, Ivetti. Ensino, pesquisa, extensão e a nova tipologia do ensino superior brasileiro. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25. Caxambu, 2002. Anais... Caxambu: ANPEd, 2002.

NANNI, D. Dança educação,princípios métodos e técnicas. 2.ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998.

ROSSETTO, A.J.; MARGONAR, T.N; Aprendizado do Handebol: comparação de métodos de ensino do esporte. Vol. 13, 47-56, 2014.

SILVA, Maria das Graças. Universidade e sociedade: cenário da extensão universitária? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23. Caxambu, 2000. Anais... Caxambu: ANPEd, 2000.

SOUZA, Jusamara. Vozes da periferia. Revista Movimentos Socioculturais, Especial, O olhar do adolescente, Ediouro, Nº. 4, p. 83, 2007.

SHIGUNOV, V.; SHIGONOV NETO, A.(Orgs.). A formação profissional e a prática pedagógica. Paraná: Midiograf, 2001. p. 19-53.

TEODORO, A.; VASCONCELLOS, M. L. (Orgs.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2. ed. São Paulo: Cortez/ Mackenzie, 2005. p. 79-108.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

SILVEIRA, R. A.; FRECCIA, G.; SOUZA, C. de; LUIZ, L.; MACHADO, M. PROJETO UNIVALI EM MOVIMENTO- EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 31-46, 2018. DOI: 10.5965/259464122231. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/13152. Acesso em: 17 set. 2021.