POESIA E LEITURA: DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Socorro Pinheiro Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464122273

Palavras-chave:

Poeisa, Leitura, Ensino, Professores

Resumo

Este artigo trata sobre o projeto de extensão “Poesia e leitura: diálogos com os professores do ensino médio”, desenvolvido na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI – unidade da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem como objetivo discutir a poesia como espaço de formação do leitor, apontando sua importância no desenvolvimento humano por ser uma forma de conhecimento que atua diretamente na construção das subjetividades; ainda pensar em metodologias para o ensino de poesia em sala de aula, refletindo com os professores do ensino médio sobre os possíveis caminhos que aproximariam o leitor da poesia. O projeto está fundamentado nos estudos de Hélder Pinheiro (2007, 2014), Eliana kefalás (2012) Roland Barthes (1984, 2004) e Rildo Cosson (2017), com abordagens críticas sobre a formação literária do leitor e a construção do sentido do texto poético. As propostas metodológicas foram discutidas por meio de oficinas de formação oferecidas aos professores do Ensino Médio, da área de Linguagens e Códigos, da cidade de Iguatu, Estado do Ceará, mostrando a inserção da poesia no espaço da sala de aula. Com este projeto, construímos um diálogo, que ainda incipiente já demonstra sua pertinência ao trazer a lume o lugar da poesia com suas imagens e símbolos reveladores da condição humana. Esperamos que este trabalho proporcione aos educadores um novo olhar sobre o estudo da poesia nas aulas de literatura do ensino médio, visando, sobretudo, a formação do leitor literário. Palavras-chave: Poesia. Leitura. Ensino. Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Socorro Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Curso de Letras. Área de Literatura

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

PINHEIRO, M. S. POESIA E LEITURA: DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 73-82, 2018. DOI: 10.5965/259464122273. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/13064. Acesso em: 5 fev. 2023.