POTENCIALIDADES FORMATIVAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Aline Tamires Kroetz Ayres Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
  • Maria Elly Herz Genro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464122123

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Formação no Ensino Superior. Aproximação entre Universidade e Sociedade.

Resumo

Este estudo evidencia o percurso da extensão universitária e os diferentes significados que assumiu ao longo do tempo e busca entender como os acadêmicos compreendem a extensão universitária, bem como o que ela representa para sua formação. Para isso teve aporte teórico em Boaventura de Sousa Santos, Antônio Joaquim Severino, José Dias Sobrinho, entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com dez estudantes extensionistas de duas universidades públicas brasileiras, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos que tratam sobre a extensão. Estes foram trabalhados a partir da análise textual discursiva, que implica na identificação de unidades de sentido, seguida do processo de categorização que reaproxima as unidades buscando compor sentidos e da posterior produção dos metatextos e dos textos interpretativos. Os resultados elucidam possíveis contribuições da extensão universitária para o processo formativo dos estudantes, tais como a possibilidade de partilhar experiências com a sociedade, oferecendo a ela um retorno das aprendizagens proporcionadas pela universidade entendida como bem público, o aprimoramento da dimensão humana e a ampliação da formação acadêmica para além dos aspectos técnicos e profissionais, na medida em que identifica-se a possibilidade de relacionar teoria e prática a partir de uma práxis comprometida com a transformação social. Foi possível concluir o valor da extensão universitária enquanto atividade formativa, que tenciona modelos e práticas voltados à mera profissionalização e aquisição de habilidades técnicas, uma vez que as possibilidades de transformação social embasadas em alternativas contra-hegemônicas, precisam valorizar uma formação ampliada, ética e politicamente comprometida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012) e Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela pela mesma instituição (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, estágio, extensão universitária, formação política, educação superior e pedagogia universitária. Atualmente Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul, Campus Sapucaia do Sul.

Maria Elly Herz Genro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (1982) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação (1992) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutorado (2000) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou (2004-2008) trabalho de pesquisa e extensão na ONG Associação de Famílias em Solidariedade (Afaso). Concluiu Pós-Doutorado (2013) no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Docente e Pesquisadora da Faculdade de Educação (Faced) da UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS). Membro da Comissão de Pesquisa (Compesq - 2012-2014) da Faced/UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Universidade na América Latina, Democracia, Cidadania e Políticas da Educação Superior.

Referências

ALBUQUERQUE, P. P. Incubadoras tecnologicas de cooperativas populares como ação extensionista e intervenção social: limites e possibilidades (UFRGS). In: CORTEGOSO, A. L.; SARACHU, G.; PEREYRA, K. (Org.). Universidad y Trabajo Asociado: Prácticas Académicas Integrales en el Cono Sur. Colección Temática PROCOAS. Montevideo, Uruguai: Extensión Libros, 2012, p. 89-106.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília: INEP, 2014.

______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 18 fev. 2012.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p.5-15, set/out/nov/dez, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf. Acesso em: 12 abr. 2013.

DIAS SOBRINHO, J. D. Educação superior, globalização e democratização. Qual universidade? In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p.164-173, jan/abr, 2005.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus/AM, 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 7 set. 2015.

______. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. Coleção Extensão Universitária v.1. Ilhéus: Editus, 2001. Disponível em: http://www.renex.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=20. Acesso em 14 jan. 2014.

______. I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília, 1987. Disponível em: http://www.renex.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=20. Acesso em 14 jan. 2014.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 47.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GOERGEN, P. A Instituição Universidade e sua Responsabilidade Social: anotações críticas. In: Quaestio Revista de Estudos em Educação. Sorocaba/SP, ano 4, n. 1, maio 2002, p. 9-25.

LEITE, D. B. et al. A formação do docente na universidade pós-moderna. In: Heuresis Revista Electronica de Investigación, 1998, Cádiz/Espanha. Anais. Espanha, v. 1, n. 2, p. 01-15, abr., 1998. Disponível em: http://www2.uca.es/HEURESIS/heuresis98/v1n2-1.html#ancla6. Acesso em: 8 jan. 2014.

LUCE, M. B. Diversidade e diferenciação do público e do privado na Educação Superior do Brasil. In: Congresso da Associação de Estudos Latino Americanos – LASA, 2001, Washington. Anais. Washington: LASA, 6-8, set. 2001. Disponível em: http://www.ufrgs.br/faced/mbluce/luceforlasa2001.pdf. Acesso em: 26 nov. 2013.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. In: Ciência & Educação. Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf. Acesso em: 19 mar. 2014.

NOGUEIRA, M. das D. P. Extensão Universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In: FARIA, D. S. de (Org.). A Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brassília: UNB, 2001, p. 57-72.

PEREIRA, C. A.; CARVALHO, N. L. N. de; NOGUEIRA, F. C. A Evolução dos Projetos de Extensão na Universidade Federal de Ouro Preto. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém, 2014. Disponível em: http://www.demin.ufop.br/pesquisaeextensao/3.html. Acesso em: 20 ago. 2015.

RIBEIRO, D. A Universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

SANTOS, B. S. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. In: SANTOS, B. S.; FILHO, N. de A. A Universidade no Século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008, p.13-106.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. In: Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários – PRAC, João Pessoa, fev. 2006. Disponível em: www.prac.ufpb.br/copac/extelar/.../conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2014.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

______. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez., 2006a. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000300013. Acesso em: 12 ago. 2014.

______. Fundamentos ético-políticos da educação no Brasil de hoje. In: LIMA, J. C. F.; NEVES, L. M. W. (Orgs.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006b, p. 289-320.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Trad. Luiz F. Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

KROETZ AYRES CASTRO, Aline Tamires; HERZ GENRO, Maria Elly. POTENCIALIDADES FORMATIVAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 23–41, 2023. DOI: 10.5965/259464122123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12909. Acesso em: 23 nov. 2024.