AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA A APRENDIZAGEM DE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELA ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBAL

Autores

  • Juliana Kmiecik
  • Nicole Glock Maceno

DOI:

https://doi.org/10.5965.259464121163

Resumo

Diante da importância da aprendizagem da Química, foi aplicada uma proposta de Experimentação Problematizadora sobre o tema “Processos físicos e químicos” para duas turmas de 9º ano de uma escola de São Bento do Sul e a outra de Joinville (SC). O principal material utilizado foi o giz de quadro e interessava auxiliar o estudante na diferenciação entre estes dois processos, além de conscientizá-los sobre a preservação das espécies marinhas. Foi possível perceber que os discentes distinguiram facilmente os processos físicos dos químicos, porém com argumentos baseados somente nos aspectos macroscópicos. A partir da explicação conceitual, de elementos verbais e de novas problematizações, a maioria dos alunos foi capaz de relacionar os experimentos aplicados com uma situação real, indicando que a Experimentação Problematizadora foi útil para a aprendizagem e para inseri-los na linguagem da Química. Palavras-Chave: Ensino de química, ensino fundamental, linguagem química, processos físicos e químicos.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

KMIECIK, J.; MACENO, N. G. AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA A APRENDIZAGEM DE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PELA ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 63-76, 2021. DOI: 10.5965.259464121163. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/10927. Acesso em: 19 jan. 2021.