Permanências do modelo médico nos discursos dos professores da Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017141

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Modelo Médico, Docência,

Resumo

A interferência da medicina na educação especial acontece desde seu surgimento e ainda pode ser encontrada por meio da solicitação do laudo médico como comprovante de deficiência para efetivação da matrícula de alunos público-alvo dessa modalidade educacional no atendimento especializado. Assim, o presente estudo teve por objetivo identificar de que modo o instrumento do laudo é utilizado nas práticas pedagógicas dos professores que atuam com a modalidade especial. Com esse objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes, nas quais cinco dessas atuam no Atendimento Educacional Especializado – AEE e duas na sala regular, mas que possuem alunos da educação especial como seus discentes. Diante da análise de conteúdo das entrevistas, por meio da categorização do discurso produzido, foi possível apreender que os profissionais da educação aceitam, com baixa problematização, o saber advindo dos profissionais da medicina, ao exaltarem o diagnóstico clínico como primordial para sua prática com alunos público-alvo da educação especial. Porém, apesar desse discurso hegemônico, compreendeu-se que de fato o laudo médico não exerceu função estratégica nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras, servindo, primordialmente, como respaldo para o nulo ou baixo desenvolvimento dos alunos que apresentam peculiaridades em seu processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Renata Maldonado Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutora em Educação e pesquisadora na área de políticas educacionais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais - UENF.

Luana Leal Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

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Publicado

01-04-2017

Como Citar

SILVA, Renata Maldonado; RIBEIRO, Luana Leal. Permanências do modelo médico nos discursos dos professores da Educação Especial. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 141–166, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017141. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9378. Acesso em: 29 mar. 2024.