O ensino da arte para a educação inclusiva na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0044

Palavras-chave:

educação, artes visuais, inclusão, interdisciplinaridade, docência

Resumo

O presente trabalho analisa 13 artigos científicos publicados na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020, contemplando as interdisciplinaridades nos espaços escolares e não escolares, as pluralidades no ensino das Artes Visuais e formação de professores para os processos da educação inclusiva. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender aspectos teóricos sobre o ensino das artes visuais nos processos de inclusão; contextualizar a Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020, com uma afinada seleção para este estudo, e apurar referenciais que apontem a necessidade de competências na formação da prática docente. Esta pesquisa exploratória e qualitativa propõe intervenções artísticas e analíticas, constituídas a partir da leitura, reflexão e percepção de artigos aqui apresentados em síntese. Do mesmo modo, buscou refletir sobre quais habilidades formativas à docência se apresentam diante desse processo, compreendendo que os equipamentos necessários para sua atuação devem se constituir em direção à uma ampliação de repertórios a serem oferecidos aos seus educandos, com o propósito de aproximação entre as heterogeneidades dos sujeitos existentes nesses espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berenice Queiroz da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Artes Visuais (2013) e em Pedagogia (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Especialista em Literatura Infantil e Contação de Histórias na Escola pela UNIARA. 

Maria Laura Pozzobon Spengler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

ALVARENGA, Ana Maria de Oliveira. Formação Inicial e Continuada de Professores no mbito do Ensino da Arte – Inclusão Digital e Inovações Pedagógicas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 6, n. 2 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3013/2210. Acesso em: 17 nov. 2020.

ALVES, Teodora de Araújo. Aprendizes de Si: Percursos para Sentir/Pensar as Artes e as Culturas Silenciadas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17543/pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

BARBOSA, Maria Helena Rosa. Masc/Nae: Mutações, Parcerias e Inclusão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2395/1889. Acesso em: 17 nov. 2020.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência*. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, pp. 20-28, 2002.

CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. O ensinamento colaborativo favorecendo o desenvolvimento profissional para inclusão escolar. Revista de Educação Educere Et Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, pp. 113-128, 2007.

CUNHA, Higor Antonio da; RUARO, Rejane; ASSINI, Tânia Cristina Kaminski Alves. A relação da arte com os adolescentes em conflito com a lei: uma pesquisa-ação no município de Cascavel-PR. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9817/pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

FARIA, Alessandra de Carvalho. A Arte como Recurso Educacional na Deficiência Intelectual. In: ANAIS DO 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), 2018, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/a-arte-como-recurso-educacional-na-deficiencia-intelectual. Acesso em: 13 mar. 2021.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Plano Educacional Individualizado (PEI): um diálogo entre práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, R.; PLETSCH, M. D (org.) Livro estratégias educacionais diferenciadas. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2013.

GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Brasil: Editora LTC. 2008.

HAAR, Michel. A obra de Arte: ensaio sobre a ontologia das obras. Tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000.

MACÊDO, Carlos Carvalho; PERINI, Janine Alessandra. Arte, Loucura e Ensino:por uma Arte-Educação Inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8314/pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

MICHAELIS. Dicionário da Língua Portuguesa. 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=7mp9e. Acesso em: 05 de março de 2020.

NUNES, Ana Luiza Ruschel; OKITA, Ester Teixeira. Artes Visuais, Diversidade e Inclusão: A Poética Expressiva de Adultos com Deficiência Visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13268/pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

RAUEN, Maria Roselene; MOMOLI, Bruno Daniel. Imagens de Si: O Autorretrato como Prática de Construção da Identidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6157/4614. Acesso em: 17 nov. 2020.

RIOS Pedro Paulo Souza; DIAS Alfrancio Ferreira; VIEIRA Andre Ricardo Lucas. Ensino de Artes, Relações de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual: Narrativas de Estudantes Gays. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10170/pdf. Acessoem: 17 nov. 2020.

ROCHA, Stéfani Rafaela Pintos da; FONSECA da SILVA, M. C. R.. PIBID Interdisciplinar: um olhar sobre as contribuições da Arte para a construção de objetos pedagógicos para pessoas com deficiências. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6398. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

RODRIGUES, David. Equidade e Educação Inclusiva. Prefácio de António Nóvoa. 2ª ed. Porto: Coleção a Página, 2013.

RODRIGUES, David. Inclusão e Educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

RODRIGUES SOBRINHO, Laudo. Samwaad – Rua do Encontro: mediação semiótica com alunos do 3o ano do ensino médio na aula de arte. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis v. 9, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3956/3246. Acesso em: 17 nov. 2020.

SALOMÉ, Josélia Schwanka; MENDES, Maria Cristina. A percepção do sensível e o ensino da arte na contemporaneidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, 2020. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15350/pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

SAWADA Anunciata Cristina Marins Braz; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de; FERREIRA, Francisco Romão. Cienciarte ou Ciência e Arte? Refletindo sobre uma conexão essencial. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 3, n. 13, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9810/pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

SILVA, Cleide Gissela da; SPEORIN, Márcia Diva; MORENO, Márcia. A concepção dos pedagogos quanto a importância e a Função do desenho infantil nos centros de educação infantil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2110/1601. Acesso em: 17 nov. 2020.

SLEE, Roger. Um cortador de queijo com outro nome? Reduzindo a Sociologia da Inclusão a Pedaços. In: APPLE, M.; BALL, S. J.; GANDIN. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.

WEFFORT, Madalena Freire et al. Observação, Registro, Reflexão. In Educando o olhar da observação. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.

Downloads

Publicado

06-10-2023

Como Citar

COSTA, Berenice Queiroz da; SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. O ensino da arte para a educação inclusiva na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020: um estado do conhecimento. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0044, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0044. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20797. Acesso em: 21 dez. 2024.