Levantamento de Produções Científicas sobre o uso de Recursos Visuais no Ensino de Matemática para Alunos Surdos
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781820231e0042Palavras-chave:
recursos visuais, ensino de surdos, ensino de matemáticaResumo
Os recursos visuais são estratégias de ensino de matemática que podem ser utilizadas em uma sala de aula com estudantes surdos e ouvintes. A presente pesquisa teve como objetivo identificar na literatura o uso de recursos visuais no ensino de matemática para estudantes surdos no ensino médio e compilar as estratégias que documentam e orientam a elaboração de materiais didáticos para esse público em trabalhos futuros. Para essa tarefa, esta pesquisa adotou abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de revisão sistemática de literatura nos periódicos da SciELO e no BDTD. Os resultados identificaram uma diferença entre os trabalhos publicados na literatura surda (n=4), em comparação ao ouvinte (n=61). De maneira geral, o uso da lousa, de slides, escrita em papel, ilustrações, material manipulável, software Graphequation e videoaula foram estratégias visuais documentadas como relevantes na Educação de Surdos na área da Matemática. Espera-se contribuir com a área, por meio do mapeamento de estudos já produzidos e, com isso, favorecer futuros trabalhos focados em produção e testagem de materiais didáticos.
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