O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, de Christiane Jatahy

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DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0054

Palavras-chave:

viagem, exílio, política, intersemiótica

Resumo

Este artigo, consagrado às artes do espetáculo, é dedicado ao O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, o novo espetáculo multimídia e multiforme da artistacarioca Christiane Jatahy. Tal criação corresponde ao segundo volume de um díptico inspirado na Odisseia homérica. Ele se segue de Ítaca. Nossa Odisseia I. O que esta diretorapretende mostrar com sua mais recente criação e como ela faz isso? Eis a problemática que pretendemos responder. Para tanto, nosso es-tudo será dividido em três partes. A primeira pretende analisar o referido espetáculo, estrato por es-trato, desde sua gênese até a sua realização cênica. A segunda parte, abordará a singularidade da encenação dos atores, desenvolvida por Christiane Jatahy junto ao elenco com o qual trabalha. No que concerne à terceira parte, iremos analisar o papel do espectador, matriz da pesquisa dramatúr-gica destacriadora brasileira. Ao longo de nosso artigo, mostramos em que medida o mito homérico vemquestionar a vida, tanto a vida íntima de Christiane Jatahy quanto a vida contemporânea em geral, ou melhor, nosso presente e suas problemáticas societais. O teatro aparece, assim, como um ato de resistência face à opressão política.

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Biografia do Autor

Marine Deregnoncourt, University of Luxembourg

Doutoranda em Literatura e Linguística na Universidade de Luxemburgo, em cotutela com a Universidade de Lorraine.

 

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Publicado

19-04-2024

Como Citar

DEREGNONCOURT, Marine. O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, de Christiane Jatahy. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0054, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0054. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/18055. Acesso em: 3 dez. 2024.